Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

eduardo braga
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Destaques

Reforma tributária: o que muda para empresas e consumidores

A reforma tributária proposta pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) não permitirá aumento dos impostos superior à média dos últimos dez anos. O relator da PEC 45/2019 apresentou seu relatório nesta quarta-feira (25) e prevê que a proposta seja votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no dia 7 de novembro. Em seguida, o texto será analisado no Plenário do Senado.

De acordo com Braga, o relatório estabelece um teto de arrecadação para os novos tributos que substituirão os extintos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins). O teto será calculado com base na média da receita dos impostos extintos entre 2012 e 2021, apurada como proporção do produto interno bruto (PIB). Se a arrecadação dos novos tributos exceder o teto, a alíquota de referência será reduzida.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

— Vamos implantar o CBS nos quatro primeiros anos. No quinto ano, será auferido a carga arrecadada e comparada com a referência da média dos últimos dez anos. Se tiver extrapolado, ajusta para baixo. Da mesma forma no IBS — explicou Braga.

O relatório de Braga foi protocolado oficialmente na CCJ. O presidente da comissão, Davi Alcolumbre (União-AP), deve dar vistas para que os demais senadores conheçam o texto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A PEC transforma cinco tributos em três: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo. Cada novo tributo terá um período de transição.

A reforma tributária brasileira proposta pelo governo federal prevê a substituição de cinco tributos atuais (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por um imposto sobre valor agregado (IVA) federal, outro estadual, pelo imposto seletivo e por uma CIDE.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O período de transição para unificar os tributos vai durar sete anos, entre 2026 e 2032. A partir de 2033, impostos atuais serão extintos.

A cobrança dos tributos passaria a ser feita no destino, onde os produtos e serviços são consumidos. Isso aconteceria após um período de transição de 50 anos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os IVAs federal, e estadual mais municipal, passariam a ser não cumulativos. Isso significa que, ao longo da cadeia de produção, os impostos seriam pagos uma só vez por todos os participantes do processo.

O futuros IVAs, que substituirão os tributos atuais (PIS, Cofins, ICMS e ISS), incidirão somente sobre o preço do produto, sistema conhecido como “por fora”. No sistema atual, com impostos cobrados “por dentro”, o ICMS estadual incide sobre o próprio ICMS e, também, sobre o PIS/Cofins.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Principais mudanças

  • Substituição de cinco tributos por dois IVAs e um imposto seletivo: O objetivo é simplificar o sistema tributário brasileiro, que é considerado complexo e burocrático.
  • Cobrança de impostos no destino: Isso evitaria a guerra fiscal entre os estados, que atualmente competem para atrair investimentos oferecendo alíquotas de ICMS mais baixas.
  • Cobrança de impostos não cumulativos: Isso reduziria a carga tributária para as empresas, que atualmente pagam impostos sobre impostos ao longo da cadeia de produção.
  • Cobrança de impostos sobre o preço do produto: Isso tornaria a tributação mais transparente para os consumidores.

Outras mudanças

  • Cashback para famílias de baixa renda: O governo federal prevê a criação de um programa de “cashback” para famílias de baixa renda, que receberiam parte do imposto pago de volta.
  • Taxação de aeronaves e embarcações de luxo: O Imposto Sobre Veículos Automotores (IPVA) passaria a ser cobrado de aeronaves e embarcações de luxo.
  • Cobrança do ITCMD de forma progressiva: O Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) passaria a ser cobrado de forma progressiva, de acordo com o valor da herança ou da doação.
  • Atualizações do IPTU por decreto: As prefeituras poderiam atualizar a base de cálculo do IPTU por meio de decreto, partindo de critérios definidos em lei municipal.
  • Fundo de desenvolvimento regional: O texto prevê, a partir de 2029, um valor progressivo para o fundo de desenvolvimento regional dos estados até atingir o patamar anual de R$ 60 bilhões em 2043.
  • Comitê Gestor: O texto contempla um Comitê Gestor formado pelo governo federal, estados e municípios para assegurar a divisão correta dos recursos arrecadados.
  • Tratamentos diferenciados para alguns setores: A proposta traz tratamentos diferenciados para alguns setores, como combustíveis e lubrificantes, serviços financeiros, operações com bens imóveis, planos de assistência à saúde e concursos de prognósticos (como as loterias) e compras governamentais.
  • Redução de alíquotas para alguns setores: A reforma tributária traz vários setores beneficiados com alíquotas menores de tributos sobre o consumo, entre eles serviços de transporte público coletivo urbano, medicamentos, serviços de saúde, serviços de educação, e produtos agropecuários, entre outros.

Consequências

O principal objetivo da reforma é simplificar e facilitar a cobrança dos impostos. Essa medida é considerada fundamental para destravar a economia e impulsionar o crescimento do país e a geração de empregos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Investidores reclamam do elevado número de tributos e da complexidade do sistema tributário brasileiro. Eles avaliam que isso afasta investimentos. Com o IVA, haveria uma legislação única.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

apple

Ciência e Tecnologia

Após uma batalha legal que se estendeu por anos, a Apple está se aproximando do prazo final para compensar os usuários nos Estados Unidos...

Porto Alegre corredor humanitário Porto Alegre corredor humanitário

Brasil

Em uma medida para aliviar o congestionamento na capital gaúcha, o prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou a abertura do corredor humanitário para veículos de...

Brasil

Um assalto a um ônibus fretado que transportava 28 policiais militares na noite de quinta-feira (16) terminou com um bandido morto e dois em...

Guaíba recua e Porto Alegre abre comporta para escoar água do Centro Histórico Guaíba recua e Porto Alegre abre comporta para escoar água do Centro Histórico

Destaques

O nível do Lago Guaíba em Porto Alegre finalmente recuou abaixo da marca de 4,70 metros na manhã desta sexta-feira (17), permitindo o início...

RESUMO DO DIA

Dolar: 5,10 Euro: 5,55CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO ✅Rio Grande Do Sul Pode Voltar A Ter Fortes Temporais Na Próxima Semana Rio Grande do...

Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (17) uma lista das cidades brasileiras com as maiores e menores taxas de...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

São Paulo

A Justiça de São Paulo ouviu nesta sexta-feira (17/5) parte das testemunhas envolvidas no caso conhecido como “Massacre de Paraisópolis”, em que nove jovens...

Brasil

Um incidente ocorreu em uma residência no Jardim Araucária, em Apiaí (SP) na noite de quinta-feira (16), no qual um policial militar do Corpo...

Brasil

Durante o período de estado de calamidade no Rio Grande do Sul, um total de 112 indivíduos foram detidos em diferentes regiões do estado...

Loja da Cobasi Loja da Cobasi

Brasil

A empresa Cobasi confirmou nesta sexta-feira (17) a morte de todos os animais que estavam dentro de uma unidade localizada no subsolo do Praia...

Escolas Porto Alegre Escolas Porto Alegre

Últimas Notícias

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou a retomada gradual das aulas na rede municipal de ensino, a partir da próxima segunda-feira (20). A medida...

MST prejuízo MST prejuízo

Brasil

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde o final de abril deixaram um rastro de destruição em seis assentamentos do...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit