Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Por meio de decreto da Prefeitura de São Paulo, a partir desta sexta-feira (20), grande parte do comércio da cidade, incluindo lojas em shoppings, será fechada para conter a propagação do coronavírus (Covid-19). De acordo com a estimativa da Fecomércio-SP, 117 mil lojas serão afetadas com a medida.
Bares, padarias e restaurantes poderão abrir, mas com reforço nas regras de higiene. Nesses locais, será necessário obedecer ao espaçamento mínimo de 1 metro entre as mesas, oferecer gratuitamente álcool em gel para os clientes, reforçar a limpeza e distribuir informações sobre a covid-19. Também será possível que estabelecimentos possam funcionar por meio do sistema de delivery. A determinação é válida até 5 de abril.
Só o Estado de São Paulo reúne cerca de 180 shoppings de um total nacional de 577. Pelo menos 200 já trabalham com horário de funcionamento reduzido ou até estão fechados por causa do novo coronavírus, segundo levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Segundo o Ivo Dall’Acqua Junior, vice-presidente da Fecomércio-SP, entre shoppings e comércio de rua, 117 mil lojas serão afetadas por essa medida. Esses estabelecimentos empregam 353 mil pessoas.
Confira as mudanças:
- Comércio fechado
O decreto determina o fechamento do comércio de São Paulo. A medida vale para lojas com atendimento presencial. Casas noturnas e salões de festas também deverão permanecer fechados.
- Prazo
A regra de fechamento vale a partir desta sexta, durante 15 dias.
- Exceções
O fechamento não vale para estabelecimentos como farmácias, mercados, quitandas, peixarias, feiras livres, lojas de conveniência, distribuidoras de água e gás, padarias, bares, lanchonetes e postos de combustível.
- Regras
Bares, padarias e restaurantes abertos terão de cumprir regras adicionais: espaçamento mínimo de 1 metro entre as mesas, oferta gratuita de álcool em gel para seus clientes, reforçar a limpeza e distribuir informações sobre a covid-19.
- No Estado
Há recomendação de fechamento, por parte do governo do Estado, de igrejas e templos, além de academias de ginástica.