Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Após uma reunião com a Globo os times: Corinthians, Atlético-MG, Internacional e Vasco largaram de vez o Futebol Mais Livre, que é o movimento dos clubes que são a favor da MP do mandante. A informação é do blog Danilo Lavieri do Uol.
Os quatro times que estavam inclusos em todos os últimos comunicados retiraram o apoio após conversas com a emissora carioca, cada um com um motivo diferente, de acordo com a apuração do blog.
A Globo foi a principal prejudicada pela Medida Provisória lançada pelo Governo Bolsonaro que dava ao mandante de cada jogo o poder de comercializar os direitos de transmissão.
Os quatro times não fazem mais parte do movimento Futebol Mais Livre, que inclusive esteve estampado na camisa de algumas equipes na última rodada do Brasileirão e em placas de publicidade.
Corinthians arregão
O Timão decidiu desistir da MP do Mandante como forma de retribuição após o acordo entre o time e a emissora para que o nome da Neo Química Arena fosse pronunciado de forma correta, sem esconder o patrocinador, que, inclusive, é um dos principais cotistas do pacote de publicidade para o futebol.
Além disso, o presidente do Corinthians afirmou em seu Twitter que apoia a MP, mas destacou que a Globo é uma “grande parceira”:
A gente apoia a MP do mandante, sem briga com a Globo que é gde parceira. O streaming é uma realidade e a tv aberta tbm. O Corinthians tem torcedores em todas as plataformas e quer estar em todas elas!— Andres Sanchez (@andresanchez63) July 18, 2020
Atlético recua
A motivação do Galo é bastante semelhante com a do Corinthians. O time de Minas Gerais também gostaria que a emissora falasse o nome da Arena MRV, que tem inauguração prevista para 2022. Internamente, o Atlético afirma que desistiu do movimento porque não conseguiu garantias de que a negociação dos direitos seria feita de forma coletiva pelos clubes. Essa justificativa, no entanto, não procede já que a negociação coletiva é uma das bandeiras dos clubes que apoiam a MP 984.
Internacional e seu medo da Globo
Com medo de comprar briga com a TV Globo o Internacional optou por recuar e sair da MP, além disso o Inter também saiu sob a alegação que está prestes a ter seu acordo com a Turner encerrado. Após comparecer à reunião de forma presencial, representado pelo seu presidente Marcelo Medeiros, o time gaúcho deixou o grupo para manter o bom relacionamento.
Vasco quer manter seu bom relacionamento com a ‘mamãe Globo’
O Vasco, por sua vez, prefere manter sua boa fase de relacionamento com a emissora após receber uma verba pela rescisão do contrato de transmissão do Estadual. Até a publicação desta matéria, o clube não se manifestou oficialmente sobre o caso. Internamente, a diretoria vascaína afirma que ainda mantém conversa com os clubes do movimento. Assim como o Inter, o clube foi representado presencialmente na reunião de julho pelo seu presidente, Alexandre Campello.
Reação dos internautas
Nas redes sociais, as decisões dos times de saírem da MP e voltarem para a emissora carioca foi muito mal vista, no Twitter os internautas subiram a tag ‘mamãe Globo’ criticando os clubes de futebol; confira:
https://twitter.com/taoquei1/status/1305874992782077952
Mamãe globo prometeu que passará a chamar série B de série A2 para convencer os clubes a desistir da lei do mandante. https://t.co/mBNFK1D5Nx— Urubuzico 🔴⚫ (@urubuzicorei) September 15, 2020
Os falidos caindo no colo da mamãe Globo. Que papelão!!! 🤦🏻♀️ https://t.co/OgUGHQ0iQD— Mimi RJ ✨ (@MimiTweetBr) September 15, 2020
Espero, do fundo do meu coração palmeirense, que o @Palmeiras não abaixe as calças para a 'mamãe Globo' e largue a MP do mandante como fizeram outros times.
É preciso ter honra e respeito pela torcida que, efetivamente, mantém o clube!
😉— Khris S. (@khris_sts) September 15, 2020
https://twitter.com/xlorrantec/status/1305914299840450561
https://twitter.com/Santosccp89/status/1305900800355577857