Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
IBGE Desemprego janeiro
Após fechar 2020 no maior nível médio em 8 anos, o desemprego manteve a trajetória de alta no trimestre encerrado em janeiro e passou a atingir 14,2% da população, percentual equivalente a 14,3 milhões de trabalhadores. Se trata do maior número de desocupados para o período entre novembro e janeiro.
As informações fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgadas pelo IBGE nesta quarta-feira (31).
O percentual representa uma estabilidade em relação ao trimestre encerrado em outubro, quando a taxa de desocupação afligia 14,1 milhões. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior (11,9 milhões de pessoas), houve alta de 19,8% (mais 2,4 milhões de pessoas desocupadas).
A alta do desemprego ocorre em meio à saída de 720 mil da força de trabalho potencial, que soma as pessoas em idade de trabalhar que não estavam nem ocupadas nem desocupadas, mas que tinham potencial para estar na força de trabalho. Esse grupo foi estimado em 11,3 milhões de pessoas.
Os dados do Pnad Contínua apontam também para um aumento de 2% contingente de pessoas ocupadas, que chegou a 86 milhões. O número sinaliza 1,7 milhão de pessoas a mais no mercado de trabalho em relação ao trimestre encerrado em outubro.