Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) dez pedidos de providências a partir dos elementos reunidos durante as investigações da CPI da Covid.
A PGR encaminhou o material ainda na tarde da quinta-feira (25) e nele constam pedidos de investigação, de inclusão dos fatos apurados em casos já em andamento na Corte e, ainda, o envio de fatos para análise de outras instâncias da Justiça.
Entre as 10 petições apresentadas pelo PGR ao STF, com base no relatório final da CPI da Covid, está o depoimento do presidente Jair Bolsonaro, de acordo com a revista Crusoé. Ele falará sobre as acusações feitas pela comissão no Senado.
O presidente foi acusado formalmente de ter cometido nove crimes: prevaricação; charlatanismo; epidemia com resultado morte; infração a medidas sanitárias preventivas; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documentos particulares; crime de responsabilidade e crimes contra a humanidade.
Além de Bolsonaro, foram requisitados por Aras depoimentos de outras autoridades com foro no STF, como o ministro Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União, a CGU, e o deputado Ricardo Barros, líder do governo na Câmara.
Serão relatores os ministros Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Roberto Barroso e Kassio Nunes Marques.
Weber teria sido a sorteada para relatar os pedidos contra o presidente Jair Bolsonaro.