Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente da Moldávia, Maia Sandu, disse nesta quarta-feira (18), na tribuna do Parlamento Europeu, que os militares russos deveriam ser retirados do território da Transnístria, pois violam a neutralidade do país.
“Hoje não há ameaça iminente de envolvimento da Moldávia na guerra, somos um país neutro, mas para isso pedimos a retirada dos militares russos do território da Transnístria, porque sua presença viola nossa neutralidade”, afirmou Sandu.
De acordo com ela, a Moldávia busca uma solução política pacífica para o conflito da Transnístria, que leve em conta a soberania e a integridade territorial da Moldávia.
“O governo está tentando manter a estabilidade e encontrar uma solução diplomática para o conflito, não queremos desestabilização, temos uma visão de reintegração pacífica do país”, disse a presidente.
A região separatista da Transnístria – ou Transdniestria, em homenagem ao rio Dniester – se “separou” da Moldávia após uma breve guerra em 1992 e é governada por separatistas pró-Rússia.