Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Festival de Cinema de Cannes testemunhou na noite de sexta-feira (17) a estreia do novo filme do diretor Yorgos Lanthimos, intitulado “Kinds of Kindness”. Estrelado por Emma Stone, o filme apresenta uma antologia de histórias extravagantes, que variam entre cultos sexuais, canibalismo e libertinagem.
Estruturada em três histórias distintas que aumentam em intensidade, a obra impactou o público, especialmente após o segundo capítulo, devido ao seu conteúdo explosivo e sangrento.
O enredo retoma o estilo vanguardista e provocador pelo qual Lanthimos é conhecido. Entre as cenas mais bizarras, destaca-se um ritual no qual Hong Chau lambe o suor de seus seguidores como parte de um ritual, além da história de um homem convencido de que sua esposa é uma espécie de alienígena, e sequências de sexo grupal.
O longa-metragem também inclui cenas culinárias perturbadoras, bem como momentos de mutilação e violência gráfica que podem ser chocantes. No entanto, mesmo com todos esses elementos brutais projetados na tela, o humor absurdo do cineasta grego conseguiu arrancar várias gargalhadas da plateia de Cannes.
Após o término da exibição, houve uma recepção calorosa. A ovação de pé durou quatro minutos e meio, e talvez tivesse sido ainda mais longa se tanto o diretor quanto seu elenco, incluindo Jesse Plemons, Willem Dafoe, Margaret Qualley e Joe Alwyn, não tivessem deixado a sala enquanto os aplausos ainda ecoavam.
Embora não tenham prestado declarações ao público após a estreia, as estrelas desfilaram no tapete vermelho antes do evento. Lanthimos esteve acompanhado por Stone, sua principal atriz em “Pobres Criaturas”, juntamente com Dafoe, Plemons, Alwyn, Chau, Mamoudou Athie e Qualley. Entre os presentes estavam Demi Moore, Mike Faist de “Challengers”, Eva Green e Chloe Fineman.
Lanthimos não é um estranho em Cannes; ele estreou anteriormente filmes como “Langosta” e “O Sacrifício do Cervo Sagrado”. No entanto, seus trabalhos mais recentes, como “A Favorita” e “Pobres Criaturas”, estrearam no Festival de Cinema de Veneza, funcionando como trampolim para o sucesso na temporada de premiações. Este último ganhou quatro prêmios Oscar na cerimônia de 2024.
Desnudez e Feminismo
Em uma coletiva de imprensa no sábado, 18 de maio, a favorita de Lanthimos, Emma Stone, foi questionada várias vezes sobre estrelar esses filmes que mostram nudez explícita e sua relação com o feminismo.
“Sou feminista, haja ativismo ou não. Quando se trata dessas histórias, elas são apenas obras que considero interessantes como atriz. O mundo é interessante e é algo que quero explorar. Sou feminista e gosto de trabalhar com Yorgos Lanthimos”, enfatizou.
Por sua vez, o cineasta ampliou a conversa sobre as cenas obscenas e mencionou que, para ele, “o físico é muito importante”, assim como “a linguagem corporal”. “Muitas vezes, parto disso. Nosso processo de ensaio sempre começa com o físico em vez de intelectualizar as coisas. Muito disso é escuro, ridículo e desconfortável, tentamos informar tudo isso”, disse.
A protagonista de “La La Land” endossou e acrescentou: “Realmente não discutimos intelectualmente o que está acontecendo porque eles estão orientados fisicamente e ele quer dançar. Nosso trabalho como atores é contribuir mais para o personagem através do aspecto físico. É assim que entendo e é por isso que me sinto muito confortável e feliz sendo uma pessoa em um corpo. Confio nele [Lanthimos] mais do que já confiei em qualquer diretor”.
Atualmente, o filme mantém uma pontuação de 95% no Rotten Tomatoes. Nas primeiras análises da imprensa, o jornal The Guardian o descreveu como um “tríptico macabro e absurdo”, enquanto a revista Variety o chamou de “uma mistura curiosa destinada a desconcertar e deleitar”.
A Searchlight Pictures distribuirá Kinds of Kindness e definiu sua estreia nos Estados Unidos para o dia 21 de junho de 2024. Espera-se que o filme chegue à América Latina e à Espanha em uma data próxima.