Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A partir de 1º de julho, consumidores com dívidas no cartão de crédito terão a oportunidade de negociar melhores juros e condições de pagamento. O Banco Central regulamentou a portabilidade da dívida acumulada nos cartões, permitindo a transferência do saldo do crédito rotativo.
O processo funciona da seguinte maneira: os interessados podem procurar uma instituição financeira que ofereça juros menores ou melhores condições de pagamento e solicitar uma proposta. Com essa proposta em mãos, o consumidor pode contatar o banco onde possui a dívida para verificar a possibilidade de receber uma contraproposta para quitar a pendência. Caso o cliente opte por transferir o saldo devedor para outra instituição, a operação será gratuita.
Em abril deste ano, os juros do crédito rotativo atingiram 423,5% ao ano. O presidente da Associação Nacional de Assistência aos Superendividados (Anas), Sérgio Gradovski, destacou os perfis mais afetados pelo superendividamento.
“O funcionário público, aposentado ou pensionista não precisa fazer a análise de crédito. Eles têm o salário garantido. Então muitos deles acabam emprestando para filho, para irmão, para compadre”, afirmou.
De acordo com a associação, nove em cada dez brasileiros estão superendividados. Para quem se encontra nessa situação, o educador financeiro Francisco Rodrigues oferece orientações sobre os primeiros passos para se livrar dos juros abusivos.
“Antes de ir para o banco negociar, de procurar as instituições credoras, eu vou fazer um levantamento, uma faxina financeira do que eu devo, fazer um levantamento de cartões, de tudo que eu devo de consignado, empréstimo pessoal, se eu devo a terceiros ou não, e aí vou fazer um planejamento de médio e longo prazo”, explicou.