Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

OTAN
NATO

Mundo

OTAN Encerra Cúpula com Alerta à China e Compromisso Firme com Ucrânia

Os líderes da OTAN concluíram nesta quinta-feira sua cúpula em Washington com advertências à China pelo apoio que tem dado à Rússia com o envio de material utilizado na guerra de invasão contra a Ucrânia. Além disso, garantiram assistência de longo prazo à Ucrânia e um caminho “irreversível” para sua adesão à Aliança.

Na cúpula, que celebrou o 75º aniversário da OTAN, os países membros reforçaram seu apoio a longo prazo à Ucrânia, comprometendo-se com mais de 42 bilhões de dólares em 2025 para fornecer armamentos ao país e fortalecer sua aproximação com a Aliança.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Todo o que estamos fazendo – o comando, o compromisso financeiro, mais ajuda militar, mais acordos de segurança e a melhoria da interoperabilidade – estabelece as bases para que a Ucrânia prevaleça e serve como uma ponte para a OTAN”, afirmou o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, em uma coletiva de imprensa ao término dos três dias de cúpula em Washington.

Nesta quinta-feira, os chefes de Estado e de Governo aliados participaram de um Conselho OTAN-Ucrânia com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que marcou o encerramento da cúpula, presidida pelo presidente dos EUA, Joe Biden.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Os aliados da OTAN concordaram que, à medida que a Ucrânia continua com as reformas necessárias, vamos apoiá-la no caminho irreversível para a adesão”, ressaltou Stoltenberg.

“Estamos muito próximos do nosso objetivo. O próximo passo será o convite (para integrar a OTAN) e depois a adesão”, afirmou Zelensky em uma coletiva de imprensa. Ele deixou Washington com a promessa dos aliados de enviar cinco baterias de mísseis Patriot para melhorar as defesas aéreas ucranianas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Stoltenberg destacou na quarta-feira que, se houver um cessar-fogo na Ucrânia, deve-se garantir que a Rússia pare “independentemente de onde esteja a linha” e que a melhor maneira de garantir a segurança seria com a incorporação à Aliança, que estaria obrigada à defesa comum pelo Artigo 5 do Tratado.

Para evitar novos atrasos no envio de ajuda militar que coloquem a Ucrânia em risco, os aliados apoiaram que a OTAN assuma a direção de um centro de comando em Wiesbaden (Alemanha) para gerenciar o envio de doações internacionais de material para a Ucrânia e coordenar as missões de treinamento de seus militares. Haverá também um centro de análise conjunta e treinamento na Polônia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os aliados também se comprometeram a destinar pelo menos 40 bilhões de dólares no próximo ano para financiar ajuda militar a Kiev.

Segundo Stoltenberg, esse compromisso garantirá que os aliados distribuam melhor seus esforços de apoio militar à Ucrânia, dando ao país “apoio confiável para dissuadir e defender-se de mais agressões russas agora ou no futuro”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

China

Os líderes aliados também se reuniram com seus parceiros do Indo-Pacífico e Stoltenberg destacou os acordos de cooperação com eles (Austrália, Nova Zelândia, Japão e Coreia do Sul), considerando que compartilham desafios de segurança que afetam ambas as regiões.

“China se tornou um facilitador decisivo da guerra da Rússia contra a Ucrânia através de sua parceria sem limites e seu apoio à base industrial de defesa da Rússia”, destacou Stoltenberg, referindo-se especificamente à transferência de materiais de uso dual, como componentes de armas, equipamentos e matérias-primas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A OTAN e seus parceiros do Indo-Pacífico concordaram que a China “não pode continuar alimentando o maior conflito militar da Europa sem que isso repercuta nos interesses e na reputação de Pequim”.

Stoltenberg também ressaltou que outros “Estados autoritários”, como Irã e Coreia do Norte, estão apoiando a guerra da Rússia na Ucrânia com drones e munições.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Isso torna ainda mais importante a colaboração estreita com nossos parceiros afins do Indo-Pacífico”, destacou.

Por essa razão, impulsionaram novos projetos de cooperação sobre desinformação, cibersegurança e inteligência artificial, além de apoio à Ucrânia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Também discutiram a possibilidade de ampliar a cooperação industrial em defesa e como melhorar o intercâmbio de inteligência.

“Todos esses são passos importantes porque vemos claramente que o que acontece na Europa importa para a Ásia, e o que acontece na Ásia importa para a Europa. Em um mundo cada vez mais perigoso, devemos permanecer unidos para defender nossos interesses comuns em segurança e nossos valores compartilhados”, concluiu.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A cúpula de Washington foi a última participação de Stoltenberg, que será sucedido em 1º de outubro pelo ex-primeiro-ministro holandês Mark Rutte, que recebeu o apoio de todos os líderes da Aliança.

Com informações da EFE

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

Mundo

O Vaticano se declarou neste sábado “entristecido por algumas cenas” da cerimônia de inauguração dos Jogos Olímpicos de Paris, considerando-as uma “ofensa” aos cristãos...

São Paulo

Na tarde deste sábado (3), um acidente aéreo ocorreu na região de Birigui, interior de São Paulo, resultando na morte dos três ocupantes de...

Silvio Santos Silvio Santos

Televisão

O apresentador Silvio Santos, de 93 anos, continua internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, neste sábado, 3 de agosto. Segundo comunicado da...

Pole Vaulting Francês  salto vara Pole Vaulting Francês  salto vara

Últimas Notícias

O atleta francês Anthony Ammirati viralizou nas redes sociais após um incidente inesperado durante sua tentativa de salto com vara nos Jogos Olímpicos de...

Últimas Notícias

Neste sábado (3), o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), formalizou sua candidatura à reeleição em um evento de lançamento de campanha,...

venezuela nas ruas venezuela nas ruas

Mundo

Neste sábado (3), milhares de venezuelanos saíram às ruas para protestar contra o resultado das recentes eleições presidenciais, após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE)...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Blitz lei seca

Brasil

Uma tentativa de fuga durante uma blitz da Lei Seca na Barra da Tijuca, na madrugada deste sábado (3), terminou em tragédia. Nathan, de...

Últimas Notícias

Na sexta-feira (2), o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro lançaram o “Jair Bolsonaro Black Signature 100 ml” com uma campanha publicitária...

Alesp privatização Sabesp Alesp privatização Sabesp

São Paulo

Neste domingo (4), a Sabesp realizará uma manutenção no Sistema Guarapiranga, impactando o abastecimento de água para aproximadamente 3 milhões de moradores de São...

Influenciador é Preso Influenciador é Preso

Brasil

O influenciador Igor Viana, conhecido nas redes sociais como “Pai de Soso”, foi preso na tarde desta sexta-feira (2) em Goiânia, sob suspeita de...

Café Café

Últimas Notícias

O Ministério da Agricultura anunciou nesta sexta-feira (2) que mais 17 lotes de marcas de café torrado foram considerados impróprios para o consumo. A...

Motoristas de Aplicativo Motoristas de Aplicativo

Brasil

Nesta sexta-feira (2), um homem foi preso por se passar por motorista de aplicativo e aplicar um golpe de quase R$ 11 mil em...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit