Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A vice-presidente Kamala Harris afirmou que começaria a implementar seus planos para uma economia de “oportunidades” já no primeiro dia de seu mandato — quando questionada sobre suas ações iniciais durante sua primeira entrevista como candidata democrata à presidência.
“Bem, há várias coisas. Em primeiro lugar, uma das minhas maiores prioridades é fazer o que pudermos para apoiar e fortalecer a classe média”, disse Kamala Harris à Dana Bash, da CNN.
“Quando olho para as aspirações, os objetivos, as ambições do povo americano, acredito que as pessoas estão prontas para um novo caminho, assim como gerações de americanos foram movidas pela esperança e pelo otimismo”, começou Harris.
“Infelizmente, acho que na última década tivemos um ex-presidente que realmente promoveu uma agenda e um ambiente que enfraquecem o caráter e a força de quem somos como americanos, dividindo nossa nação, e acredito que as pessoas estão prontas para virar essa página.”
Retomando a questão, Harris afirmou: “No primeiro dia, será sobre implementar meu plano para o que chamo de economia de oportunidades. Já apresentei várias propostas nesse sentido, que incluem o que faremos para reduzir o custo dos bens do dia a dia, o que faremos para investir nas pequenas empresas americanas e o que faremos para investir nas famílias.”
Ela citou exemplos específicos que exigiriam legislação.
“Por exemplo, estender o crédito tributário infantil para US$ 6.000 no primeiro ano de vida da criança, para ajudar a comprar um assento de carro, roupas de bebê, um berço. Também temos o trabalho que faremos para investir nas famílias americanas em torno da habitação acessível, uma grande questão no nosso país atualmente. Portanto, há várias ações previstas para o primeiro dia”, disse ela.
Outros presidentes marcaram seu primeiro dia no cargo com ordens executivas que rapidamente mudaram as políticas federais.
O presidente Biden assinou 17 ações executivas em seu primeiro dia — incluindo a paralisação da construção do muro na fronteira entre os EUA e o México, iniciado pelo ex-presidente Donald Trump.