Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Governo Lula revisou para 3,2% a projeção de crescimento do PIB em 2024, conforme divulgado no Boletim Macrofiscal desta sexta-feira (13) pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda. A previsão anterior, de 2,5%, constava na versão de julho do mesmo documento.
Na última quarta-feira (11), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia antecipado que a estimativa de crescimento do PIB seria ajustada para mais de 3%. O indicador, que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, é utilizado para medir a evolução da economia. Em 2023, o PIB cresceu 2,9%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com a nova estimativa de 3,2%, o governo espera uma aceleração no crescimento da economia, acima das expectativas do mercado financeiro, que projeta alta de 2,68%, segundo o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central. O boletim reúne as previsões de cerca de 100 instituições financeiras.
Ao mesmo tempo, o Ministério da Fazenda revisou para cima a previsão de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2024, passando de 3,90% para 4,25%. A alta da inflação reduz o poder de compra, principalmente entre os trabalhadores de baixa renda, já que os preços sobem mais rapidamente do que os salários.
Para 2025, a previsão de crescimento do PIB foi ajustada de 2,6% para 2,5%. O Ministério atribui a revisão à expectativa de que o Banco Central inicie um novo ciclo de alta nos juros em 2024, conforme indicam as projeções do mercado. A estimativa para 2026 permanece em 2,6%.