Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) anunciou que irá acionar o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), após um embate entre os dois ocorrido na madrugada desta quinta-feira (17), durante a votação de mudanças no licenciamento ambiental.
Célia afirmou que foi vítima de racismo e violência política de gênero durante a discussão. Segundo ela, Kataguiri a atacou com falas ofensivas, chamando-a de “cosplay de indígena” e “cosplay de pavão”, em referência ao cocar tradicional que usava no momento da votação. Antes disso, a deputada havia chamado Kim de “deputado estrangeiro”.
“O que vimos foi a tentativa de silenciar uma mulher indígena por meio do racismo e da misoginia. Quando atacam meu cocar, não estão atacando um adorno. Estão atacando a identidade de um povo inteiro, a ancestralidade que carrego e o direito de ocupar esse espaço com dignidade”, afirmou Célia em publicação nas redes sociais.
Kim Kataguiri, por sua vez, se defendeu das acusações e também usou as redes sociais para dar sua versão dos fatos. Segundo o deputado, ele apenas respondeu aos ataques da colega parlamentar.
“Respondi que estrangeiro não sou eu — estrangeiro é a ave pavão, e tem gente que faz cosplay desse animal. Ela perdeu o controle, avançou contra mim e foi contida por colegas da esquerda e pela Polícia Legislativa. Depois ainda se fez de vítima, dizendo que iria me processar por preconceito, mesmo tendo iniciado os ataques me chamando de estrangeiro”, afirmou.