Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A partir desta segunda-feira (3), a vacina contra a gripe vai ficar disponível nos postos de saúde para toda a população, incluindo quem não integrava o público-alvo da campanha, encerrada oficialmente na semana passada.
Até agora, a medicação só estava sendo oferecida para os pacientes que integram os chamados grupos prioritários – formados pelas pessoas que tem risco maior de desenvolver formas graves da doença.
A liberação da vacina é especialmente importante para pessoas de 50 a 60 anos, que não estão incluídas no público-alvo da campanha.
Segundo o Ministério da Saúde, 80% do público-alvo foi imunizado durante a campanha. Alguns estados, como Rio de Janeiro, Ceará e Tocantins, que ficaram longe da meta de imunização, decidiram manter a vacinação apenas para os grupos prioritários pelas próximas semanas e, por enquanto, ainda não vão liberar as doses para o restante da população.
Após 50 dias de campanha direcionada para o grupo prioritário, o Ministério da Saúde abre hoje a vacinação contra a gripe para toda a população. Até a última sexta, 20% do público-alvo ainda não estava imunizado. Faltam 11,9 milhões de pessoas para atingir a meta de 90% de cobertura. A campanha segue até que as doses acabem.
Seis estados atingiram a meta: Amazonas (98,5%), Amapá (98,5%), Pernambuco (93,6%), Espírito Santo (91,3%), Rondônia (90,4%) e Maranhão (90%). Os estados com menor adesão são Rio de Janeiro (63,7%), Acre (73%) e São Paulo (73,1%).