quinta-feira, 13 de maio de 2021

Conselho Federal de Medicina libera uso da cloroquina no início dos sintomas da Covid-19

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

O Conselho Federal de Medicina (CFM) liberou nesta quinta-feira (23) o uso da hidroxicloroquina no tratamento de pessoas com sintomas leves do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com um parecer divulgado hoje pelo Conselho, o uso do medicamento será sempre condicionado à prévia autorização do paciente, sabendo dos efeitos colaterais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

O presidente do CFM, Mauro Luiz Britto Ribeiro, destacou a liberação do uso da cloroquina logo após reunião com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Nelson Teich, nesta manhã.

De acordo com Ribeiro, o medicamento poderá ser utilizado em três situações:

1- Paciente em estado crítico, internado em terapia intensiva, com lesão pulmonar estabelecida. Neste paciente, o uso do medicamento é compassivo: “Mesmo sem evidência comprovarem a  efetividade, ela pode ser utilizada pelos médicos como uso compassivo, com paixão, ou seja, o paciente está praticamente sem possibilidade terapêutica e o médio pode, com autorização dos familiares, utilizar essa droga”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

2- Paciente que chega ao hospital com sintomas da Covid-19, em momento de replicação viral: “O médico será obrigado a explicar para o paciente que não existe nenhuma evidência de benefício do uso da droga e que ela pode ter efeitos colaterais importantes.”

3- Paciente logo no início dos sintomas, mesmo se tratando em casa, se descartada a possibilidade de ele ter influenza A ou B, dengue ou H1N1, em decisão também compartilhada entre o médico e o paciente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos