Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), cerca de 12 mil bares, restaurantes e lanchonetes fecharam suas portas de vez desde março de 2020 na cidade de São Paulo.
A Abrasel-SP afirma ainda que, em todo o estado, das 250 mil empresas do setor, 50 mil deixaram de existir durante a pandemia. Do 1,8 milhão de empregados do ramo no estado, 400 mil perderam seus postos de trabalho no mesmo período.
A principal causa apontada são as restrições de funcionamento impostas pela pandemia da covid-19.
Ainda de acordo com a associação, o delivery, sob outra perspectiva, se consolidou em São Paulo e manteve boa parte dos estabelecimentos funcionando mesmo que de portas fechadas. Entre março e dezembro de 2020, o número de novos restaurantes cadastrados no iFood, por exemplo, cresceu 78% no estado.
Os bares e restaurantes de São Paulo reabriram ontem, após quase dois meses fechados para o atendimento presencial. Os estabelecimentos vão poder funcionar das 11h às 19h, com 20% da capacidade. No entanto, a Abrasel-SP afirma que as atuais restrições do Plano São Paulo impedem o setor de alimentação fora do lar de se recuperar.