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Na tarde deste sábado (18), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) intimou a Itapemirim Transportes Aéreos, também conhecida como ITA, a cumprir medidas de assistência aos seus passageiros. Segundo a agência reguladora, o setor aéreo se comprometeu a contribuir para superar o transtorno e diminuir o prejuízo dos passageiros da Itapemirim.
Em nota divulgada mais cedo, a agência disse a ITA também deverá prestar à agência informações atualizadas sobre as ações para honrar os bilhetes vendidos e reacomodar os clientes em voos de outras empresas.
Ainda segundo a ANAC, “a reacomodação dos passageiros é responsabilidade da ITA. A Agência orienta os passageiros a entrarem em contato somente com a Itapemirim para realocações” e destaca que os passageiros não devem comparecer “aos aeroportos antes de obter um novo bilhete aéreo válido”.
A ANAC recomenda que os passageiros com voos previstos, a partir deste sábado (18/12), não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. A Itapemirim informou que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias entrem em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br ou pelo chat disponível no site da empresa. A ANAC orienta que os passageiros também recorram à plataforma Consumidor.gov.br. A empresa informou que também disponibilizará atendimento presencial.
A companhia ITA operava há menos de seis meses e nesta sexta-feira (18) anunciou a suspensão temporária de suas operações para se reorganizar e retomar os voos.