Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão
Uma discussão envolvendo um professor e um aluno em uma escola de alto padrão em São Paulo, gravada por outro estudante, viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (5). O professor Messias Basques, da Escola Avenues, localizada na região do Morumbi, deu constrangeu um aluno afirmando que ele deveria respeitar o fato de o professor ser formado na Harvard.
O professor deu a bronca do aluno para defender a ativista e pré-candidata a deputada federal pelo PSOL, que palestrava para os alunos a convite do docente.
“Respeite-me porque sou doutor em antropologia. Não tenho opinião, sou especialista por Harvard. Isso é ciência. No dia em que você quiser discutir conosco, traga seu diploma e sua opinião, fundamentada em ciência. Aí você discute com um especialista em Harvard, com um doutor em antropologia no Museu Nacional”. Ele destacou ainda a importância da liderança indígena convidada para a palestra. “E é uma mulher que é premiada no Brasil e no mundo não por quem tem opinião, mas por quem tem mérito”, disse o profesor.
No entanto, segundo a uma reportagem da Gazeta do Povo, o professor não é formado na prestigiada Universidade norte-americana. Ainda assim o docente inseri em seu currículo na plataforma Lattes que possui especialização em “Estudos afro-latino-americanos”. Contudo, Messias Basques, da Escola Avenues, o fez apenas um curso online pelo Instituto de Pesquisa Afro-Latino-Americana (Alari), da Universidade Harvard. De acordo com informação da própria universidade o curso, que tem custo de 250 dólares, “não é creditado e não leva o diploma da Universidade Harvard”.
Segundo o site da instituição, o curso em questão, que é destinado a “ativistas, acadêmicos, intelectuais, e formuladores de políticas”, é viabilizado com o “generoso apoio da Open Society Foundation”, entidade pertencente ao bilionário George Soros.
Veja o vídeo que viralizou nas redes sociais:
Durante uma palestra da Escola Avenues, instituição de alto padrão de São Paulo, um professor constrangeu um estudante de 17 anos que questionou argumentos da índia Sonia Guajajara, ativista e pré-candidata a deputada federal pelo PSOL. 'Sou especialista em Harvard'. pic.twitter.com/RkZqlcfR7c
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) April 5, 2022
