Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Segundo dados da Polícia Federal e do Exército obtidos pelos institutos Sou da Paz e Igarapé por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação), divulgados pelo portal UOL, 1 milhão de novas armas particulares no Brasil foram registradas no Brasil desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo o levantamento, até novembro de 2021 havia no país um total de 2,3 milhões de armas registradas no país. Trata-se de um aumento de 78% em relação a 2018, último ano da gestão de Michel Temer (MDB), quando havia 1,3 milhão de armas contabilizadas.
Segundo o levantamento, uma parcela importante dessa alta se deve a armamento comprado por pessoas comuns e por servidores civis, como policiais e agentes federais. Nesse grupo, a quantidade de armas mais que dobrou: saltou de 344 mil para 810 mil no período.
Ainda conforme o levantamento, caçadores, atiradores e colecionadores, os chamados CACs, também dobraram a quantidade de armas em suas mãos: passaram de 350 mil há quatro anos para 794 mil em novembro de 2021. A quantidade de pessoas que se registraram como CACs foi quase três vezes mais do que no período semelhante: eram 167 mil em julho 2019 e, em outubro de 2021, somaram 491 mil.