Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na manhã desta quarta-feira (2), uma operação conjunta entre as polícias Militar e Civil no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, resultou em dez mortes e quatro pessoas feridas, incluindo um policial militar. Segundo informações da PM, 11 das pessoas baleadas eram suspeitas de envolvimento na troca de tiros, porém, duas vítimas foram socorridas por moradores, e ainda não foi possível confirmar se são criminosos.
A ação, que teve início na madrugada, tinha como objetivo a prisão de criminosos de outros estados. Além das vítimas fatais, três pessoas foram baleadas, incluindo um policial militar do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O policial ferido foi encaminhado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), na Penha, e, posteriormente, transferido para o Hospital Central da Polícia Militar, no Centro do Rio, onde se encontra em estado estável.
Policiais militares do Comando de Operações Especiais estão retirando barricadas, colocadas por criminosos, das ruas localizadas no interior do Complexo da Penha.
Os objetos foram colocados em pontos estratégicos para dificultar a ação policial na localidade. pic.twitter.com/3qTVbE5ITl — @pmerj (@PMERJ) August 2, 2023
Durante o confronto, dois criminosos do Comando Vermelho foram baleados e não resistiram aos ferimentos. Eles foram identificados como Carlos Alberto Marques Toledo, conhecido como “Fiel da Penha”, gerente do tráfico de drogas no Sereno/Chatuba, e Du Leme, apontado como líder da comunidade da Chatuba. Ambos eram procurados pela polícia e tinham mandados de prisão em aberto.
Agentes do Bope e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil continuam na Vila Cruzeiro e na Chatuba em busca de suspeitos que integram a liderança do Comando Vermelho. A operação conta com o apoio de um helicóptero blindado da Polícia Civil, que sobrevoa as comunidades da Chatuba e Vila Cruzeiro, além de veículos blindados que percorrem as vielas das favelas e seu entorno.
11 criminosos foram feridos ao entrarem em confronto com policiais do #BOPE e da #CORE nesta manhã no Complexo da Penha, 09 não resistiram aos ferimentos e acabaram morrendo.
Com eles, 07 #Fuzis, dezenas de munições e granadas foram apreendidos. pic.twitter.com/v1GR5VVsUn — @pmerj (@PMERJ) August 2, 2023
Segundo informações do Setor de Inteligência da Polícia Militar, havia indícios de uma reunião de chefes do tráfico na região, o que levou à realização da operação.
A ação policial também teve impacto na área educacional, com 16 unidades escolares da região sendo afetadas, prejudicando cerca de 3.220 alunos, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação. No entanto, a Secretaria de Estado de Educação informou que, devido ao ponto facultativo decretado pelo jogo da seleção feminina de futebol na Copa do Mundo, as escolas da rede não abririam pela manhã, e, portanto, a operação não teve impacto na rede até o momento.