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Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Brasil

São Paulo ganhará mais quatro faixas azuis exclusivas para motos

A cidade de São Paulo está prestes a receber mais quatro faixas exclusivas para motocicletas em 11 vias. A assinatura da portaria autorizando a implantação das novas faixas ocorrerá nesta quinta-feira (28), com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do prefeito, Ricardo Nunes (MDB).

Atualmente, as avenidas 23 de Maio e Bandeirantes já possuem essas faixas exclusivas para motocicletas. Como há cerca de 1,3 milhão de motos circulando na capital, a introdução de mais faixas é uma resposta à demanda crescente. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) poderá implementar as novas faixas assim que a portaria for publicada, o que deve acontecer na próxima semana.

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As avenidas que vão receber faixas azuis são:

  • Avenidas Sumaré/Avenida Paulo VI e Avenida das Nações Unidas sentido Castelo Branco, entre Rua Prof. Campos de Oliveira e a Avenida Pe. José Maria e sentido Interlagos entre a Avenida Mario Lopes Leão e rua Prof. Campos de Oliveira;
  • Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida Zaki Narchi e Avenida Luiz Dumont Villares;
  • Avenida Miguel Yunes;
  • Avenida Jacu Pêssego, Avenida Nova Trabalhadores, Avenida Vice-presidente José de Alencar Gomes da Silva e Avenida do Estado.

A faixa azul é uma sinalização experimental que foi implantada pela primeira vez em São Paulo em 2022, na Avenida 23 de Maio. A faixa é exclusiva para motos e é separada do tráfego de carros por um conjunto de barreiras físicas, como cones e tachões.

A instalação das faixas azuis tem como objetivo reduzir o número de acidentes e mortes envolvendo motos, que são os veículos mais vulneráveis no trânsito.

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Balanço do primeiro ano

De acordo com a prefeitura, a análise do número total de acidentes envolvendo motos na Avenida 23 de Maio apontou também que houve a redução da gravidade nas ocorrências.

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Em 12 meses, foram 98 acidentes de trânsito envolvendo motos no trecho de 5,5 km da Avenida 23 de Maio, sentido Aeroporto, que recebeu a nova sinalização.

Desse total, 44 ocorrências não tiveram pessoas feridas. Já os demais 54 acidentes causaram: 59 vítimas, sendo 51 com ferimentos leves e oito com ferimentos graves.

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A prefeitura informou que a análise da eficácia da faixa azul leva em conta: as características da via, os volumes de motocicletas circulando dentro e fora do espaço da faixa, a tipologia dos acidentes e o fato de as ocorrências terem gerado danos materiais ou pessoas feridas, a chamada taxa de severidade.

A taxa de severidade atribui pesos aos acidentes pela importância. O acidente com danos materiais, por exemplo, é o menos importante. Em oposição, aquele que resulta em morte é o mais importante. Além da gravidade, os pesos são relacionados ao volume de veículos e à extensão da via analisada. Quanto menor é a taxa de severidade, mais segura é a via.

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Aplicando a metodologia às estatísticas do primeiro ano de funcionamento, entre 25 de janeiro de 2022 e 23 de janeiro de 2023, a taxa de severidade da faixa azul da Av. 23 de Maio ficou em 3,19 UPS/Milhão de Motos/Km (Unidade Padrão de Severidade por milhão de motos por quilômetro), informa a prefeitura.

Em relação à taxa de severidade das motos que circularam fora do espaço da faixa azul, a taxa é três vezes menor. Fora dela a taxa foi de 9,23 UPS/Milhão de Motos/Km.

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Conforme a prefeitura, houve também a redução das médias de lentidão da Av. 23 de Maio, em 2022, em comparação com os índices do ano de 2019.

“A redução das médias de lentidão foi de aproximadamente 15%, mostrando que o novo espaço trouxe organização para o fluxo veicular.”

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