Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Jovens de 15 a 29 anos são mais propensos a sofrer violência física, psicológica e sexual do que a população adulta. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 27% dos jovens afirmaram ter sido vítimas de algum tipo de agressão nos 12 meses anteriores à pesquisa.
A taxa de violência para essa faixa etária foi 2,07 vezes maior do que a da população adulta. No caso de adolescentes entre 15 e 19 anos, o dado é ainda mais grave: 397 casos por 100 mil habitantes.
“Em todas as regiões do Brasil, os jovens-adolescentes (15 aos 19 anos) são o principal grupo de vítimas de violência”, afirma o relatório Panorama da Situação de Saúde dos Jovens Brasileiros de 2016 a 2022: Intersecções entre Juventude, Saúde e Trabalho, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O estudo, que compila dados da PNS, da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar Contínua (Pnad) e do Sistema Único de Saúde (SUS), aponta que a população de 15 a 29 anos correspondia a 49 milhões de pessoas (23% dos brasileiros) em 2019.
Além da violência, o estudo também aborda questões como condições de trabalho, impactos na saúde mental e mortalidade. Segundo o diagnóstico, a possibilidade de um homem jovem morrer é quatro vezes maior do que a de uma mulher.