Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Entre quinta-feira (23) e sexta-feira (24), a formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa gaúcha, irá acentuar o contraste térmico entre o vento quente e úmido vindo do norte e o ar frio do sul. Esse contraste intensificará as tempestades, aumentando os volumes de chuva previstos. Rajadas de vento superiores a 80 km/h e queda de granizo estão previstas entre quarta e quinta-feira (23) no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e na sexta-feira (24) em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, acompanhando o deslocamento da frente fria.
Chuvas Intensas e Possíveis Transtornos
O acumulado de chuva entre terça-feira (21) e sexta-feira (24) pode superar os 100 mm em algumas áreas do Rio Grande do Sul, especialmente durante o deslocamento da frente fria do sul para o norte do estado. A forte instabilidade pode causar novos transtornos, incluindo alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Geada e Queda de Temperatura
Com a chegada da frente fria, as temperaturas, que ainda estarão elevadas na metade norte do Rio Grande do Sul e no centro do Brasil, despencarão rapidamente entre quinta e sexta-feira devido ao deslocamento do ar polar. A previsão de geada, adaptada do modelo Cosmo, indica que a intensidade da geada pode variar de fraca (verde) a moderada (amarelo) e forte (vermelho) no sábado (25) e domingo (26).
A partir de sexta-feira, o ar polar e a circulação de umidade oceânica manterão muitas nuvens sobre a faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A sensação de frio será intensificada pelas rajadas de vento oeste a sul, que podem superar 40 km/h.
Impacto no Sudeste
Na sexta-feira (24), o sistema frontal avançará até o Sudeste do Brasil, rompendo o bloqueio atmosférico e encerrando a sequência de dias quentes que vinham sendo observados no norte do Paraná, parte do Brasil central e na Região Sudeste.
Recomendações
Diante das condições climáticas severas previstas, a população é aconselhada a tomar precauções, evitando abrigar-se sob árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É recomendado, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).