Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O nível do Guaíba finalmente retornou ao seu leito normal, após semanas de apreensão e transtornos para os moradores da região. Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), às 7h15 deste domingo (2), a régua da Usina do Gasômetro registrou 3,49 metros, a menor marca desde o dia 2 de maio, quando o lago chegou a 3,69 metros, ultrapassando a cota de inundação de 3,60 metros.
Nas últimas 24 horas, o Guaíba baixou sete centímetros, caindo de 3,56 metros, às 7h de sábado (1), para a atual medição. O recuo do lago é um alento para os moradores que ainda se recuperam da tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul no final de maio, deixando 171 mortos, 43 desaparecidos, 806 feridos e mais de 617,9 mil pessoas desabrigadas.
Apesar de ainda estar acima da cota de alerta de 3,15 metros, o recuo do Guaíba indica que o lago retornou ao seu leito normal e não apresenta mais risco imediato de transbordamento. No sábado (1), o lago ficou abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês, trazendo um pouco de esperança para a população.
A chegada de uma nova frente fria neste domingo (2) no Rio Grande do Sul deve causar chuva isolada e de fraca intensidade em algumas regiões do estado, segundo a Climatempo. Nas regiões oeste, campanha, sul, centro, vales e Porto Alegre, a precipitação deve ser leve. Já nas regiões das missões, noroeste, norte, nordeste e serra, o tempo permanecerá firme e sem previsão de chuva.
Apesar do retorno das chuvas, os volumes não serão significativos e não há alerta para novos temporais.