Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governo federal reconheceu a situação de emergência em 21 municípios do Nordeste, afetados por estiagem, seca e chuvas intensas. A portaria, assinada por Wolnei Barreiros, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, entrou em vigor nesta quinta-feira (25) com a publicação no Diário Oficial da União.
Entre os 21 municípios afetados pela estiagem estão dois na Bahia, quatro no Ceará, oito na Paraíba, três em Pernambuco e quatro no Rio Grande do Norte. Além disso, Monte Alegre de Sergipe (SE) sofre com seca, enquanto Ribeira do Pombal (BA) e Touros (RN) enfrentam chuvas intensas.
O reconhecimento da situação de emergência permite aos municípios solicitar auxílio federal para ações de resposta e reconstrução diante dos desastres naturais.
De acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), a estiagem é definida como um “período prolongado de baixa ou nenhuma pluviosidade, em que a perda de umidade do solo é superior à sua reposição”. Já a seca é descrita como “uma estiagem prolongada, durante um período de tempo suficiente para que a falta de precipitação provoque grave desequilíbrio hidrológico”.
Mais de Mil Cidades Sofrem com Seca Severa ou Extrema
Dados do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam que o país tem 1.095 cidades enfrentando secas severas ou extremas. As consequências incluem um número recorde de queimadas, baixa nos níveis dos rios e tempo seco, impactando todo o ecossistema nacional.
No Acre, o governo estadual instalou um gabinete de crise para lidar com a seca no estado. Nesta quarta-feira (24), dois novos municípios decretaram estado de emergência ambiental.