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O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) declarou nesta segunda-feira (29) que os serviços do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgãos “já estão funcionando normalmente”. Desde a última quarta-feira (24), a plataforma de gestão de documentos e processos eletrônicos enfrentava um “incidente”, conforme relatado pela pasta. A Polícia Federal (PF) investiga a situação e não descarta a possibilidade de um ataque hacker.
O MGI acrescentou, em nota, que o “SEI manteve sua arquitetura íntegra, não tendo sido afetada”. Segundo o governo, “não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via Gov.br”.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta essencial para a simplificação da gestão documental para órgãos e entidades em todo o país. Por exemplo, quando um aluno de uma universidade pública conclui seu curso, o SEI é utilizado pelo estudante, orientador e banca avaliadora para confirmar ao Ministério da Educação que o aluno está apto a receber o título de graduação ou outro nível de formação acadêmica. O sistema também permite que gestores de serviços públicos confirmem, para instâncias superiores, o recebimento de materiais e o conhecimento de repasses, entre outras funções.
Esse processo, que poderia ser demorado e burocrático, é facilitado pelo SEI, que utiliza assinatura digital e possibilita a verificação da autenticidade. Assim, os processos tornam-se acessíveis a partir de qualquer computador e a qualquer momento.
Embora o cidadão comum possa não utilizar o SEI diretamente no seu dia a dia, o sistema desempenha um papel crucial no funcionamento da administração pública.