Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na manhã desta quinta-feira (8), um caminhão que transportava cerveja pegou fogo dentro de um túnel da Linha Amarela, na altura da Covanca, sentido Fundão, resultando em um grave incidente que deixou 110 pessoas feridas. A fumaça densa fez com que motoristas e passageiros abandonassem seus veículos e fugissem a pé, deixando cerca de 20 carros parados na via expressa.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 61 vítimas foram levadas para unidades de emergência, sendo que duas estão em estado grave. Na rede privada, 49 pessoas foram atendidas em quatro hospitais da Rede D’Or, mas o estado de saúde delas não foi divulgado.
O trânsito na Linha Amarela foi totalmente interditado nos dois sentidos, gerando um congestionamento intenso e reflexos no tráfego de Del Castilho, na Zona Norte. O sentido Barra foi liberado por volta das 8h30, enquanto uma faixa no sentido Fundão foi reaberta quase cinco horas após o incidente.
O Corpo de Bombeiros mobilizou cerca de 40 militares de oito unidades para combater o incêndio e socorrer as vítimas, com o apoio de 15 viaturas, sete ambulâncias e veículos do Samu e da Lamsa. Motociclistas que passavam pela região também ajudaram a resgatar pessoas que estavam presas nos veículos dentro do túnel.
As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pelas autoridades. Enquanto isso, o Centro de Operações da Prefeitura recomendou vias alternativas, como a Estrada Grajaú-Jacarepaguá, para quem precisava se deslocar da Barra da Tijuca para o Centro do Rio.
O incidente gerou uma grande mobilização das autoridades e causou transtornos significativos na cidade, destacando a necessidade de revisões rigorosas nos sistemas de segurança e resposta a emergências em túneis e outras infraestruturas críticas.