Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros desde quarta-feira (25), próximo à Vila de São Jorge, em Goiás, ainda não foi contido, conforme informações da Parquetur, concessionária responsável pela unidade de conservação. O parque permanece fechado para visitação nesta sexta-feira (27).
Segundo a nota divulgada pela concessionária, mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voluntários estão trabalhando para controlar o fogo.
A operação conta com o uso de um helicóptero equipado com Bambi Bucket, que já lançou 21.450 litros de água sobre as áreas afetadas.
Logo após a identificação do incêndio dentro da unidade de conservação, as áreas de visitação foram esvaziadas e novas entradas de visitantes suspensas.
Os ingressos adquiridos para as datas em que o parque estiver fechado poderão ser reagendados ou cancelados pelos canais de atendimento da concessionária.
Em nota, a Parquetur e o ICMBio reafirmaram o compromisso com a segurança das pessoas, da fauna e da flora do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. No início de setembro, o parque já havia sido atingido por outro incêndio, que consumiu 10 mil hectares entre o Paralelo 14 e a Cachoeira Simão Correia.
Esse fogo foi detectado no dia 5 e contido apenas sete dias depois, com a mobilização de 121 brigadistas de órgãos ambientais e voluntários.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste de Goiás, abrangendo os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança.
Criado em 1961, o parque protege uma área de aproximadamente 240.611 hectares de Cerrado, onde há espécies vegetais únicas, nascentes, cursos d’água e rochas pré-históricas. Em 2001, o local foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.