🔥 Confira os Produtos Mais Vendidos desta Segunda-feira (29) no Mercado Livre
🛍️ Ver Ofertas no Mercado Livre🔥 Confira os Produtos Mais Vendidos desta Segunda-feira (29) na Shopee
🧡 Ver Ofertas na ShopeeO Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (11) os resultados da avaliação de alfabetização de 2024, revelando que 59,2% das crianças brasileiras ao final do 2º ano do ensino fundamental foram consideradas alfabetizadas de acordo com os parâmetros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Apesar da melhora em relação ao índice de 56% registrado em 2023, o país não conseguiu atingir a meta nacional estipulada para este ano, que era de 60%.
Os dados fazem parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do MEC voltado à alfabetização na idade certa e à recuperação das aprendizagens prejudicadas pela pandemia. A avaliação envolveu 2 milhões de estudantes, 42 mil escolas e 5.450 municípios em todo o território nacional.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o desempenho geral foi influenciado pelas dificuldades enfrentadas pelo Rio Grande do Sul, estado fortemente afetado pelas enchentes neste ano. “Mais da metade dos municípios brasileiros atingiram a meta, e quase 60% deles melhoraram as suas indicadoras comparadas com o ano de estreia (2023). Então, para nós, isso é um esforço importante, é um avanço importante”, afirmou.
Ainda de acordo com o MEC, onze estados conseguiram alcançar suas metas específicas, enquanto outros 18 registraram evolução em suas médias. A avaliação considera como alfabetizadas as crianças que demonstram habilidades como ler textos simples, localizar informações explícitas, interpretar elementos não verbais (como quadrinhos) e estabelecer conexões básicas entre texto e imagem. Na escrita, mesmo com eventuais erros ortográficos, elas devem ser capazes de produzir textos compreensíveis em situações do cotidiano.
O resultado é visto pelo governo como um sinal de progresso, ainda que o índice nacional tenha ficado levemente abaixo do esperado. A alfabetização na idade certa é uma das prioridades da atual gestão do MEC, que prevê novas medidas para garantir a evolução dos indicadores nos próximos anos.



















































