Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que significa perigo, para tempestades e chuvas intensas a partir de 0h deste domingo (21). O aviso atinge os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e prevê ventos de até 100 km/h, queda de granizo e volume de chuva que pode chegar a 100 milímetros.
Segundo o Inmet, há risco de queda de energia, estragos em plantações, alagamentos e queda de árvores nas áreas sob alerta.
Regiões afetadas
-
Santa Catarina: Serrana, Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte e Sul Catarinense.
-
Rio Grande do Sul: Sudoeste, Noroeste, Centro Ocidental, Centro Oriental, Sudeste, Nordeste e Metropolitana de Porto Alegre.
-
Paraná: Sudoeste, Sudeste, Oeste, Centro-Sul, Centro Oriental e Metropolitana de Curitiba.
Alerta amarelo em outras regiões
Além do alerta laranja para o Sul do país, o Inmet também emitiu alerta amarelo, de perigo potencial, válido até as 10h deste sábado (20), para seis estados: Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.
Nessas áreas, os ventos podem chegar a 60 km/h e a chuva acumulada pode alcançar até 50 milímetros.
O Inmet orienta a população a acompanhar as atualizações e recomenda que os moradores das áreas sob risco redobrem os cuidados, evitando locais de alagamento e áreas abertas durante tempestades.
A lista completa de municípios afetados pode ser consultada no site oficial do Instituto Nacional de Meteorologia.