Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) anunciou, na tarde deste domingo (1º), o afastamento imediato dos policiais envolvidos no atropelamento e morte de dois cães na Avenida Coronel Sávio Belota, no bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus. O crime, ocorrido horas antes, foi registrado por câmeras de monitoramento e gerou forte revolta na capital amazonense.
As imagens mostram os animais parados na pista quando a viatura os atinge diretamente. Após passar por cima dos cães, a guarnição seguiu o trajeto sem parar para prestar assistência.
Em nota oficial, a PMAM afirmou que não compactua com a conduta da equipe e que a Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) abriu um processo administrativo disciplinar. Além da punição interna, os policiais foram conduzidos ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram autuados em flagrante.
A Polícia Civil também instaurou um inquérito, que será conduzido pela Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA). “A apuração do caso será conduzida com rigor”, garantiu a corporação.
A dona dos animais, a comerciante Maria Paulete, relatou com tristeza o histórico dos cães, que tinham 10 e 7 anos. Um deles deixou quatro filhotes. Segundo ela, os animais eram castrados, dóceis e conhecidos na vizinhança.
“Eles pareciam estar loucos, passaram com tudo e foram embora. Não pararam nem para prestar socorro. É um crime, né? Eles, os policiais, eram para cuidar, não para matar”, desabafou a comerciante à imprensa local.
O caso em Manaus ocorre em um momento de extrema sensibilidade para a causa animal no Brasil, coincidindo com as manifestações deste domingo na Avenida Paulista, em São Paulo, que pedem justiça pela morte do cão Orelha, espancado em Florianópolis (SC).