Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na tarde desta segunda-feira (27), um avião Embraer da Azul levantou voo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em uma decolagem que repercutiu nas redes sociais. O jato E195-E1, identificado pela matrícula PR-AXX, partia com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, no voo AD2610 da Ponte Aérea. (vídeo no final da matéria)
Conforme explicado pelo site especializado em aviação AEROIN, a decolagem foi caracterizada por um período de espera prolongado antes que a aeronave conseguisse decolar. As rodas do trem de pouso principal apenas deixaram a pista pouco antes da marcação numérica da cabeceira 17 direita, próxima à Avenida Washington Luís.
O site especializado explica ainda, que o avião fez um sobrevoo próximo ao EMAS (Engineered Materials Arrestor System), um sistema de desaceleração com materiais projetados, conhecido em português. Esse sistema, composto por um tipo especial de concreto, permite que as rodas da aeronave sejam “atoladas” em caso de emergência, proporcionando uma desaceleração segura antes de ultrapassar os limites da pista.
Apesar da decolagem tardia e do sobrevoo rasante sobre o EMAS, o avião subiu normalmente e prosseguiu o voo até o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O momento da decolagem foi registrado pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo.
E essa decolagem aos 45 do segundo tempo em Congonhas? pic.twitter.com/q3n2WBHDOf
— Milton Neves (@Miltonneves) May 28, 2024