Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um youtuber americano, identificado como Gen Kimura, gerou polêmica ao filmar uma perseguição policial na zona norte de São Paulo e aparecer manuseando um fuzil da PM. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) solicitou esclarecimentos à Polícia Militar, que instaurou uma sindicância para apurar o caso.
O vídeo, com mais de 1,6 milhão de visualizações no Youtube, mostra Kimura acompanhando a rotina dos agentes do 18º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, localizado na Freguesia do Ó. O youtuber filma patrulhamentos em favelas da região e chega a participar de uma perseguição a uma moto roubada.
Em um momento do vídeo, Kimura aparece com um fuzil da PM no meio das pernas enquanto retorna com os agentes para o batalhão. O registro gerou questionamentos sobre a conduta da PM e a segurança do youtuber.
A SSP, em nota oficial, informou que “toda a dinâmica mostrada nas imagens, envolvendo um civil em práticas exclusivamente militares, não é permitida” e que “as polícias paulistas são instruídas e continuamente capacitadas para agirem dentro da lei”. A secretaria também ressaltou que “excessos e desvios não são tolerados” e que a sindicância irá apurar as “circunstâncias relativas aos fatos”.