Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, informou nesta segunda-feira (6) que a perícia da Superintendência de Polícia Técnico-Científica confirmou a presença de metanol em bebidas de duas distribuidoras do estado. A divulgação foi feita durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
As distribuidoras foram alvo de operações na sexta-feira (3) como parte das investigações sobre crimes contra a saúde pública, envolvendo a possível adulteração de bebidas com substâncias tóxicas.
“São 17 requisições em 13 boletins de ocorrência distintos. Dessas 17 requisições, duas foram confirmadas. Saiu hoje o laudo positivo contendo metanol. Eram distribuidoras”, afirmou Guilherme Derrite.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas, o resultado da perícia permite confirmar a origem da bebida que causou a morte de uma pessoa.
“Então, você confirma que a origem daquela bebida que foi consumida naquele bar — e que gerou o resultado óbito — saiu daquela distribuidora. E essa distribuidora está fechada, com seu registro cassado, registro suspenso”, declarou Tarcísio.
O caso ganhou repercussão após a segunda morte confirmada por intoxicação com metanol em São Paulo. No sábado (4), a Secretaria da Saúde informou que a vítima foi Marcos Antônio Jorge Junior, de 46 anos, que morreu no dia 2 de outubro após ser internado em estado grave.
Anteriormente, a primeira vítima identificada era o advogado Marcelo Lombardi, de 45 anos, que comprou a bebida em uma adega para consumo em casa, sem suspeitar de irregularidades.
Durante a coletiva, o governo não informou exatamente de qual estabelecimento partiram as bebidas adulteradas, mas Tarcísio reforçou que as distribuidoras alvo da inspeção são os locais de origem da bebida que resultou em morte.
“Então você confirma que a origem daquela bebida que foi consumida naquele bar, que gerou o resultado óbito, saiu daquela distribuidora. Essa distribuidora tá fechada e com seu registro suspenso”, reiterou o governador.