Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Ciência e Tecnologia

Facebook acusa oficiais do Exército Brasileiro de serem ‘chefes’ de perfis com desinformação sobre a Amazônia

Nesta quinta-feira (07), o Facebook anunciou que derrubou uma rede de contas e perfis falsos que, segundo a rede social, tentavam distorcer o debate público relacionado a questões ambientais, como o desmatamento da Amazônia.

De acordo com a Meta (holding do Facebook), oficiais do Exército Brasileiro eram responsáveis pela operação de desinformação, mas as suas identidades não foram reveladas pela rede social.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As informações surgiram no relatório trimestral que a empresa produz sobre ameaças na plataforma.

Na atual edição do relatório, foram listados casos no Azerbaijão, na Rússia, na Ucrânia, no Irã, na Costa Rica e nas Filipinas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o Facebook, a suposta rede brasileira aparece como um exemplo de “comportamento inautêntico coordenado”, termo da empresa que se refere a redes de perfis e páginas falsas usadas em esforço para manipular o debate público. 

No total, foram derrubados 14 perfis falsos e nove páginas no Facebook, além de 39 contas no Instagram – parte desses perfis e páginas também estavam conectadas a páginas no Twitter. Nos serviços do Facebook, a rede somava 25 mil seguidores.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não podemos compartilhar muitos detalhes de como nossa investigação chegou aos militares. Quanto mais compartilhamos, mais essas redes conseguem se esconder. Usamos sinais técnicos e comportamentais”, disse Nathaniel Gleicher, chefe de política de segurança global do Facebook, ao jornal O Estadão.

Antes de derrubar a rede, porém, o Facebook compartilhou suas informações com a Graphika, empresa de monitoramento de redes sociais — a ideia era ter um olhar terceiro além da pesquisa realizada pela companhia de Mark Zuckerberg.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Graphika publicou um relatório independente, no qual deu mais detalhes sobre como conseguiu mapear os supostos militares. Novamente, as identidades não foram reveladas. 

De acordo com o documento, dois oficiais do Exército estão por trás da rede — a empresa confirmou pelo Portal da Transparência, do governo federal, que, até dezembro de 2021, quando fez a checagem, ambos estavam na ativa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Quatro perfis pessoais dos oficiais foram identificados, o que permitiu determinar a ligação dos homens com o Exército. Entre as evidências estão posts nos quais eles aparecem fardados e congratulações de parentes por conquistas em treinamentos e cursos militares, além de fotos de arquivo pessoal que abrangem um período de 10 anos. 

“Os nomes deles apareciam em registros governamentais e documentos públicos militares, incluindo os resultados de exames de admissão no Exército e uma tese de graduação da Academia Militar, o que nos permitiu determinar que suas carreiras começaram em 2012 e 2014”, diz o relatório.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Graphika não conseguiu determinar as funções específicas dos homens no Exército, mas acredita que ambos têm funções ligadas à cavalaria.

Porém, tanto o Facebook quanto a Graphika não fazem conexões dos oficiais ao comando do Exército. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o Facebook, os perfis e páginas tentavam se passar por organizações da sociedade civil e ativistas interessados na preservação da Amazônia — foi a primeira vez que a rede social identificou uma rede do tipo atuando em questões ambientais.

O documento diz que alguns posts diziam que “nem todo o desmatamento da floresta é prejudicial”. Além disso, havia ataques a ONGs que atuam para a preservação do meio ambiente. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No relatório da Graphika, é citada a página NaturAmazon, organização ambiental inexistente que tinha 6.650 seguidores no Instagram e que operou entre maio e setembro de 2021.

Além de postar imagens de animais, a página costumava elogiar o governo no combate ao desmatamento e afirmava que o Brasil é líder na proteção ao meio ambiente. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Graphika ainda afirma que a página postava sobre o suposto sucesso do governo e do Exército no combate ao desmatamento — a culpa pelo impacto ambiental negativo era transferida para os cidadãos em nível individual, ignorando causas sistêmicas nas ações.

“A NaturAmazon postava apenas notícias e estatísticas que apresentavam o governo e os militares de maneira positiva”, diz o documento.      

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Outra página citada é a O Fiscal das ONGs, que tinha 7 mil seguidores no Instagram e parou de postar em setembro de 2021. O objetivo do perfil, de acordo com a Graphika, era abalar a credibilidade de ONGs ambientais.

Entre os alvos estavam o Imazon, o Instituto Socioambiental (ISA), o Greenpeace e o WWF. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Fiscal das ONGs costumava postar também partes de um filme produzido pela Brasil Paralelo.

A Graphika identificou também dois posts que incluíam falas do senador amazonense Plínio Valério (PSDB) sobre supostamente ter evidências de que ONGs querem comprar terras na Amazônia para atender a interesses estrangeiros. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A rede desmontada pelo Facebook teve uma fase anterior envolvimento com questões ambientais. Entre abril e junho de 2020, os perfis e páginas eram usados para criticar o presidente Jair Bolsonaro (PL) e promover questões sociais.

De acordo com o documento, a rede fracassou para obter engajamento nessa fase e foi desativada. Ela só voltou a operar em maio de 2021 já na etapa ambiental, considerada a principal da operação. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na sua 1ª fase, uma das páginas, chamada Resistência Jovem, postava memes, infográficos e manchetes de veículos de imprensa tradicionais que criticavam Bolsonaro, especialmente a sua atuação na pandemia. O perfil, porém, obteve apenas 531 seguidores. 

Outro perfil, Orgulho Sem Terra, postava conteúdo relacionado ao Movimento Sem Terra, além de críticas a Bolsonaro. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As duas fases claramente antagônicas em conteúdo não são explicadas pelo Facebook ou pela Graphika.

As duas empresas dizem focar apenas nas operações que resultam em comportamento coordenado inautêntico. O estudo da Graphika diz que “a atividade reforça a importância de analisar as operações dentro de um contexto social e político”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

E diz ainda: “Isso é particularmente relevante no Brasil, que tem uma história de agentes com motivações políticas engajados em comportamento coordenado online prejudicial”.   

O documento cita as desavenças entre Bolsonaro e os militares, que resultaram nas trocas de comando nas Forças Armadas em março de 2021. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Destaques

Israel lançou mísseis na madrugada desta sexta-feira, horário local, em um ataque de retaliação contra o Irã, informou um alto funcionário dos Estados Unidos...

Últimas Notícias

O bilionário Elon Musk, fundador da Tesla e SpaceX, voltou a tecer críticas ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo...

RESUMO DO DIA

  Dolar:5,25 Euro:5,59CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO ✅Por Unanimidade, STF Valida Cadastro Estadual De Pedófilos Por unanimidade, STF valida cadastro estadual de pedófilos CONTINUE...

lira e moraes lira e moraes

Últimas Notícias

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), indicou aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que não tem planos de abrir uma CPI contra...

Brasil

Durante a 61ª Assembleia Geral, realizada no Santuário Nacional de Aparecida (SP), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta aos...

Como atua o "hacker do bem"? Como atua o "hacker do bem"?

Últimas Notícias

Um enorme site de fraude usado por milhares de criminosos para enganar pessoas a entregarem informações pessoais, como endereços de e-mail, senhas e detalhes...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

Na manhã desta quarta-feira (17), na Escola Municipal Santa Paula Frassinetti, localizada no centro de Nova Friburgo, uma criança de 5 anos, estudante da...

recuperação judicial dinheiro economia recuperação judicial dinheiro economia

Brasil

O governo federal divulgou o calendário de pagamentos de salários e proventos para 1,2 milhão de servidores ativos, inativos e pensionistas da administração pública...

Brasil

Nesta quinta-feira (18/4), a Polícia Federal iniciou a Operação Tríplice Autonomia, com o objetivo de investigar possíveis irregularidades relacionadas a licitações no Ministério da...

Polícia Federal Polícia Federal

Brasil

Nesta quinta-feira (18), a Polícia Federal iniciou a Operação Tríplice Autonomia, investigando possíveis fraudes em licitações do Ministério da Saúde relacionadas à contratação de...

Roseana Murray Roseana Murray

Brasil

A escritora Roseana Murray, de 73 anos, recebeu alta nesta quinta-feira (18) do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, onde estava internada desde...

Bruno de Souza Rodrigues Bruno de Souza Rodrigues

Brasil

O Ministério Público do Rio denunciou Bruno de Souza Rodrigues, ex-produtor preso pelo envolvimento na morte do ator Jeff Machado, por extorsão e estupro...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit