Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O apresentador Monark e o deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG), Bárbara Destefani, do canal Te Atualizei, tiveram suas contas retidas no Twitter. Nesta sexta-feira (13), os dois perfis mostram um aviso de que estão indisponíveis no Brasil por decisão judicial.
O deputado federal por Mato Grosso José Medeiros (PL), também teve a conta retida no Twitter e no Instagram nesta sexta-feira (13).
A professora Paula Marisa, também teve o perfil derrubado.
Em todos os casos, a rede social mostra um aviso de que o perfil está indisponível no Brasil por decisão judicial. Essa é a segunda vez que a conta do parlamentar é congelada por questões judiciais.
Em um vídeo no YouTube, Nikolas disse que suas contas no Instagram e no Facebook também foram derrubadas. Segundo ele, pessoas fora do Brasil estão conseguindo visualizar seu perfil no Instagram.
Segundo o jornalista norte-americano Gleen Greenwald, “o regime de censura no Brasil está crescendo rapidamente”. Ele considerou a medida “chocante”, visto que a determinação atinge diversas plataformas de mídia social, como Instagram e Twitter.
“Não posso dimensionar quão chocante e perigosa é essa nova ordem de censura”, escreveu o jornalista, no Twitter. “É do mesmo juiz que até o New York Times vem pintando como autoritário: Alexandre de Moraes. Leia este artigo do NYT. Foi a partir de setembro.”
LIVE, in 15 minutes:
Our exclusive report on a major escalation of Brazil's censorship regime: a single Supreme Court judge has ordered multiple Americans social media platforms to immediately ban politicians and analysts or face massive fines:https://t.co/FgGmAqqlaO
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) January 13, 2023