Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O TikTok anunciou que irá restringir o acesso de menores de idade a filtros de beleza, como parte de um esforço para reduzir os impactos negativos desses recursos na saúde mental de crianças e adolescentes. A restrição será aplicada exclusivamente aos filtros que alteram a aparência dos usuários, e, de acordo com o The Verge, a mudança será implementada globalmente.
A decisão vem após uma pesquisa realizada em vários países para investigar o papel das redes sociais na formação da identidade e dos relacionamentos de adolescentes. O estudo foi conduzido pela organização sem fins lucrativos Internet Matters, que concluiu que os filtros de embelezamento contribuem para uma visão distorcida da realidade, na qual as imagens perfeitas são normalizadas.
O relatório também destacou uma distinção clara entre efeitos criados para serem visivelmente engraçados, como os filtros que adicionam orelhas de animais, e aqueles que alteram a aparência do usuário. Adolescentes e pais expressaram preocupações com os efeitos de “aparência”, incluindo o fato de que muitas vezes as pessoas que visualizam o conteúdo não percebem que ele foi alterado.
Além das mudanças nos filtros de beleza, o TikTok reforçou seu compromisso em banir usuários com menos de 13 anos, a idade mínima exigida para o uso da plataforma. A empresa também afirmou que os usuários cujas contas forem excluídas poderão recorrer caso acreditem que houve um erro, e destacou que anualmente remove cerca de 6 milhões de contas que não atendem aos requisitos mínimos de idade.