Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Bitcoin caiu 20% e bateu o recorde registrado no início deste mês, já que uma nova variante potencialmente preocupante do coronavírus estimulou os comerciantes a se desfazerem de ativos de risco em todo o mundo.
A maior criptomoeda do mundo caiu 9%, para US $ 53.552 na sexta-feira. Ether, a segunda maior moeda digital, caiu mais de 12%, enquanto o índice Bloomberg Galaxy Crypto mais amplo caiu até 7,7%.
Uma nova variante identificada no sul da África estimulou liquidações nos mercados globais, com as ações europeias caindo mais desde julho e os valores de referência das ações dos EUA também caindo no início do pregão. O Bitcoin não foi poupado da carnificina, apesar de ser visto por muitos entusiastas da criptografia como uma proteção contra a turbulência do mercado financeiro.
“Para nós, ainda é em grande parte um ativo de risco”, disse Ross Mayfield, analista de estratégia de investimento da Baird. “Quando as coisas ficarem meio assustadoras, haverá vendedores.”
Enquanto isso, o ouro – um ativo porto-seguro tradicional – subiu 1,33% na manhã de sexta-feira, embora o metal precioso ainda tenha desempenho significativamente inferior ao Bitcoin no ano até agora.
“Acho que o papel que o Bitcoin acabará desempenhando ainda é incerto. O papel que algo como ouro e títulos do Tesouro é bem conhecido neste momento. Portanto, a conclusão é que, quando as coisas realmente parecerem feias, os portos seguros tradicionais chegarão ao topo ”, acrescentou Mayfield.
A notícia variante de que os mercados turbulentos não era o único fator negativo que pesava sobre o Bitcoin. Nesta semana, os analistas citaram uma série de obstáculos de criptografia, incluindo os requisitos de relatórios fiscais dos EUA para moedas digitais, a intensificação da repressão regulatória da China e os planos da Índia para um novo projeto de lei que poderia banir a maioria das criptomoedas privadas.
O Bitcoin está sob pressão desde que atingiu um recorde de quase US $ 69.000 no início deste mês, devido ao entusiasmo com o primeiro fundo negociado em bolsa dos EUA vinculado a futuros de ativos digitais. Atualmente, está perto de sua média móvel de 100 dias de $ 53.940, que serviu de suporte durante sua retração no final de setembro.
“Ironicamente, os mercados de criptografia de ontem à tarde estavam começando a parecer bastante otimistas com a esperança de uma alta do Papai Noel”, disse Jonathan Cheesman, chefe de vendas institucionais e de balcão na bolsa de cripto-derivados FTX, em nota na sexta-feira. “Será um fim de semana nervoso, com certeza”.
Como sempre, os touros continuam comprometidos com a visão de que mais instituições e investidores de varejo adotarão moedas virtuais.
“Esta é uma reação / correção do mercado dentro de uma tendência de alta”, disse Vijay Ayyar, chefe da Ásia-Pacífico em Luno Pte., Que apontou que os dias de vencimento das opções – como sexta-feira – muitas vezes podem ser voláteis. Ele disse que uma queda para a faixa de $ 48.000 a $ 50.000 pode ser mais preocupante, e que “retrações de 20% são normais em uma tendência de alta do Bitcoin, como vimos muitas vezes antes”.
Katie Stockton, fundadora da Fairlead Strategies LLC, disse em uma nota na sexta-feira que dois fechamentos diários consecutivos abaixo do nível de $ 52.900 aumentariam o risco de um retrocesso mais profundo em direção ao próximo nível de suporte próximo a $ 44.200. Mas isso não é motivo para vender, disse ela.
“Manteríamos posições compradas, por enquanto, dada a probabilidade de uma recuperação rápida nos próximos dias devido ao território de sobrevenda, observando que o momentum de médio prazo continua positivo”, disse Stockton.
Por enquanto, o recuo do Bitcoin é um espetáculo secundário para o declínio do mercado global na nova variante identificada como B.1.1.529, à medida que os legisladores se apressam em reformular as políticas de viagens internacionais.
O maior token ainda está acima de 85% este ano.