Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Descoberta acidental revela ilha tropical do tamanho da Islândia perdida por 45 milhões de anos após cientistas revelarem antigo desastre Pesquisadores brasileiros e britânicos descobriram evidências de uma ilha tropical agora submersa enquanto exploravam o leito marinho ao redor de um planalto vulcânico chamado de Rio Grande Rise em 2018.
O Rio Grande Rise está localizado a aproximadamente 1200 km da costa sudeste do Brasil. A ilha, estimada em ser aproximadamente do tamanho da Islândia, existiu cerca de 45 milhões de anos atrás. Acredita-se que tenha se formado a partir de atividade vulcânica e tenha derivado pelo Oceano Atlântico antes de eventualmente afundar sob as ondas.
Uma recente expedição confirmou a existência da ilha através da descoberta de argila vermelha, um sinal de solo tropical. A argila foi avistada em vídeos capturados por um veículo operado remotamente que nadava a cerca de 640 metros abaixo da superfície.
“Você simplesmente não encontra argila vermelha no leito do mar”, disse o biólogo marinho Bramley Murton, que participou da expedição. “Os depósitos pareciam solos tropicais”, explicou Murton. Os achados foram compartilhados em um estudo recente publicado na revista Scientific Reports. A equipe explicou que a composição mineral da argila só poderia ter se formado em um ambiente tropical, composto por calor e umidade.
“Imagine uma exuberante ilha tropical afundando sob as ondas e permanecendo congelada no tempo. Isso é o que descobrimos”, disse Murton. Essa descoberta fornece novas visões sobre a história geológica da região. Além disso, os achados podem nos ajudar a entender melhor os processos que moldam as terras da Terra. “Este é um resultado excepcional”, disse Luigi Jovane, geólogo marinho da Universidade de São Paulo e coautor do estudo. “As argilas vermelhas são prova conclusiva de que esta foi uma vez uma ilha”, acrescentaram os cientistas.
Mais sobre o Rio Grande Rise: O Rio Grande Rise remonta impressionantes 80 milhões de anos e “começou como uma versão cretácea da Islândia”, disse Murton. Ele veio de uma grande pluma de rocha quente chamada de pluma do manto, que alimentou intensas erupções vulcânicas profundamente abaixo da dorsal mesoatlântica. Essa atividade incendiária deu origem ao imenso planalto vulcânico que se moveu para o oeste através do Atlântico ao longo do tempo. “Eles se formaram nas placas tectônicas sul-americanas e africanas, respectivamente, pela pluma do manto de Tristan-Gough situada abaixo ou próxima da Dorsal Mesoatlântica (MAR) durante o Cretáceo Tardio”, diz o estudo.