Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu nesta terça-feira (16), que os governadores colaborem para a proposta de emenda constitucional (PEC), paralela que deverá ser apresentada no Senado, como saída para uma nova inclusão de Estados e municípios na reforma da Previdência.
“A gente vai precisar que o PT, PSB, PDT, PCdoB possam ajudar a aprovar a PEC paralela, senão vai acabar tendo obstrução de alguns pelos mesmos motivos que nós tivemos que tirar Estados e municípios da PEC da Previdência encaminhada pelo governo”, afirmou Maia, que seu reuniu nesta terça, de maneira informal com deputados para debater a pauta do segundo semestre da Câmara.
O presidente da Câmara voltou a defender a inclusão de Estados e municípios de na reforma da Previdência, além de lembrar que o déficit previdenciário dos Estados atrapalha a capacidade de investimento da federação. Se você não controlar esse gasto, (…) vamos ter mais dificuldade que os Estados paguem os salários, paguem as próprias aposentadorias e pensões e façam também investimentos. Então, é claro que sou a favor que organize o sistema. Mas, no caso dos Estados, principalmente, tem o embate político, e a gente não pode deixar de dar clareza a ele. Tem Estados em que os governadores estão defendendo a inclusão dos seus Estados, mas seus deputados estão votando contra”, ressaltou o presidente da Câmara.