Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Destaques

Servidores defendem Receita e pedem reversão de decisão de Moraes

Servidores da Receita Federal divulgaram uma carta aberta nesta segunda-feira (5) em defesa do órgão na qual pedem a reversão, pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), de uma decisão tomada na semana passada pelo ministro Alexandre de Moraes.

No último dia 1º, Moraes suspendeu uma apuração da Receita por suspeita de quebra de sigilo de ministros do Supremo. Ele também mandou afastar dois servidores do órgão que atuaram nessa investigação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na ocasião, o Supremo Tribunal Federal informou que a decisão foi tomada em razão de “graves indícios de ilegalidade no direcionamento das apurações em andamento”.

“Importante destacar que todos os procedimentos de fiscalização executados observam rigorosamente os preceitos constitucionais da impessoalidade e da motivação e, em se tratando do imposto de renda, também os princípios da generalidade e universalidade, ou seja, de que todas as pessoas estão sujeitas ao imposto e de que todos os rendimentos, salvo as exceções previstas em lei, à tributação”, diz trecho da carta dos servidores.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A carta aberta é assinada por 195 pessoas, entre delegados da Receita, coordenadores, secretários e superintendentes.

Dois depois da decisão de Moraes, o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), determinou à Receita que informe a identidade de todos os servidores que fiscalizaram ou acessaram dados fiscais de integrantes da cúpula dos três poderes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O pedido causa estranheza e perplexidade, pois, sem qualquer justificativa aparente, coloca sob suspeição todas as fiscalizações efetuadas pela Receita Federal contra agentes públicos federais nos últimos cinco anos”, diz a carta dos servidores.

Quando Alexandre de Moraes suspendeu a apuração da Receita, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco) divulgou uma nota chamando a decisão de “arbitrária”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Leia abaixo a íntegra da carta:

CARTA ABERTA EM DEFESA DA RECEITA FEDERAL

Os Auditores-Fiscais abaixo nominados, em razão de decisão monocrática do STF proferida no Inquérito nº 4.781, de 1º de agosto de 2019, na qual se afirma que “são claros os indícios de desvio de finalidade” e que, “sem critérios objetivos de seleção, pretendeu, de forma oblíqua e ilegal investigar diversos agentes públicos, inclusive autoridades do Poder Judiciário, incluídos Ministros do Supremo Tribunal Federal, sem que houvesse, repita-se, qualquer indício de irregularidade por parte desses contribuintes”, vêm manifestar discordância em relação às acusações de ilegalidade e desvio de finalidade supostamente praticadas pela Receita Federal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A decisão cautelar proferida determinou a suspensão de todos os procedimentos instaurados pela Receita Federal, inclusive em relação aos outros 131 contribuintes pessoas físicas que não têm qualquer vínculo com Ministros do STF.

Além disso, entendeu por bem afastar dois Auditores-Fiscais que atuaram em observância aos atos legais e normativos que regulam a atuação da Fiscalização da Receita Federal, mas que, ainda assim, estão tendo suas condutas avaliadas pela Corregedoria da Receita Federal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Importante destacar que todos os procedimentos de fiscalização executados observam rigorosamente os preceitos constitucionais da impessoalidade e da motivação e, em se tratando do imposto de renda, também os princípios da generalidade e universalidade, ou seja, de que todas as pessoas estão sujeitas ao imposto e de que todos os rendimentos, salvo as exceções previstas em lei, à tributação.

O princípio da impessoalidade encontra-se materializado por critérios técnicos e objetivos, que são descritos de forma pormenorizada na Nota COPES nº 48, no caso da operação que resultou na seleção de dois contribuintes vinculados a Ministros do STF.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Não existe qualquer possibilidade de um Auditor-Fiscal indicar um contribuinte para ser fiscalizado, em seleção interna, sem passar por um rigoroso processo de programação que segue três etapas bem definidas:

1 – Planejamento – definição do universo de contribuintes a serem submetidos aos critérios e parâmetros de seleção. No caso da Nota Copes nº 48, o universo “agentes públicos” possuía cerca de 800 mil CPFs.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

2- Cruzamento de Dados – etapa que é completamente automatizada. O procedimento contido na Nota Copes nº 48 chegou a 133 contribuintes, como amplamente noticiado. Ninguém na Receita Federal – absolutamente ninguém – consegue excluir qualquer contribuinte da etapa de cruzamento de dados. Foi lamentável o vazamento da referida nota, por outro lado, qualquer cidadão pode constatar o rigor e a impessoalidade do processo de seleção.

3 – Análise individual – recebida a lista com 133 contribuintes, em ordem decrescente de interesse fiscal, os mesmos foram distribuídos para cada Auditor-Fiscal com o objetivo de que os mesmos verificassem se havia ou não indícios de irregularidades. O Auditor-Fiscal possui amplo acesso às informações do contribuinte analisado, bem como a terceiros vinculados, inclusive para verificar a existência de operações simuladas que buscam sonegar tributos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Receita Federal tem sido acusada por ter atuado com subjetividade por ter deflagrado uma operação denominada “agentes públicos”. A lei tributária não excepcionaliza agentes públicos, sejam eles ministros, parlamentares ou auditores-fiscais de cumprirem as normas tributárias e estarem sujeitos à análise e eventuais auditorias, que podem ou não resultar em exigência de tributos.

Os processos de programação devem delimitar um universo específico de contribuintes porque a situação fática de segmentos de contribuintes é diferente. Os critérios e parâmetros devem ser compatíveis com o universo e atividades desenvolvidas pelos contribuintes. Por exemplo, profissionais liberais têm características distintas de assalariados. Algo absolutamente rotineiro e obrigatório. Grandes corporações de empresas possuem análise específica, que, obviamente, difere das empresas optantes pelo Simples Nacional.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A decisão monocrática do STF conclui que a Receita Federal atuou com desvio de finalidade por ter selecionado “os maiores patrimônios e rendimentos de agentes públicos”. Mas, conforme exposto acima, todos os critérios técnicos foram observados e, estando o agente público no exercício de suas funções, não lhe é permitido legalmente excluir do rol identificado nenhum contribuinte sujeito à fiscalização.

Suspendemos todos os trabalhos relativos à Nota Copes nº 48 em obediência à decisão judicial, mas rogamos que o plenário do STF analise com habitual rigor e prudência, à luz dos princípios constitucionais da impessoalidade e isonomia, o procedimento de programação e seleção de contribuintes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

À exceção dos 133 agentes públicos amparados pela decisão, a Receita Federal, por estar vinculada à lei, continuará a tributar o acréscimo patrimonial, sempre que houver irregularidade identificada pela fiscalização, pois assim determina a Constituição Federal e assim espera a sociedade.

Por outro lado, o TCU requisita à RFB informações sobre as fiscalizações efetuadas contra agentes públicos federais nos últimos cinco anos, sob o argumento de “apurar indícios de irregularidades praticadas no âmbito da Receita Federal do Brasil (RFB), as quais dizem respeito a possível desvio de finalidade de agentes envolvidos, com dispêndio de recursos públicos”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O pedido causa estranheza e perplexidade, pois, sem qualquer justificativa aparente, coloca sob suspeição todas as fiscalizações efetuadas pela Receita Federal contra agentes públicos federais nos últimos cinco anos.

Por todo o aqui exposto, os Auditores-Fiscais abaixo pugnam para que o Plenário do STF reveja a decisão proferida no Inquérito nº 4.781, de 1º de agosto de 2019, que impede a atuação da Receita Federal, para que possamos continuar atuando de forma republicana, em obediência aos preceitos constitucionais e à lei, em prol do Estado e da sociedade, e para que o TCU, em suas solicitações e análises, não adote qualquer premissa que possa, ainda que indiretamente, indicar à não-atuação republicana de um órgão com a história da RFB.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por G1

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

RESUMO DO DIA

Euro: 5,16 Dolar: 5,50 ✅‘Caso Tio Paulo’: Mulher Gravada Com Idoso Morto Em Banco Tem Problemas Psiquiátricos, Apontam Relatórios Apresentados Pela Família ‘Caso Tio...

Moro Gilmar Mendes Moro Gilmar Mendes

Política

Em entrevista à CNN Brasil, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que entrará ainda nesta segunda-feira (22) com pedido no Tribunal Superior Eleitoral...

INSS INSS

Economia

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir...

RESUMO DO DIA

  ✅Polícia Faz Megaoperação Contra Grupo Que Furta Celulares Em Grandes Eventos Polícia faz megaoperação contra grupo que furta celulares em grandes eventos ✅Advogado...

Últimas Notícias

✅STF Avalia Poder De Investigação Do Ministério Público Em Semana De Julgamentos Cruciais STF avalia poder de investigação do Ministério Público em semana de...

Mundo

O jornal britânico The Sun publicou neste domingo (21) uma matéria detalhando que milhares de voos de férias britânicos foram atingidos por suspeitas de...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Últimas Notícias

Na manhã desta segunda-feira (22), agentes da Polícia Civil e Militar prenderam o suspeito de matar a analista do Tribunal de Contas do Estado...

Brasil

Um incidente ocorreu no Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral, envolvendo macacos do parque. Eles reviraram e abriram mochilas e bolsas...

São Paulo

O médico Aurélio Tadeu de Abreu, de 48 anos, foi encontrado morto na última sexta-feira (19) em sua casa, em São Bernardo do Campo....

idoso morto idoso morto

Brasil

Na semana passada, a família de Erika de Souza Vieira Nunes passou por uma situação extraordinária ao encontrar-se na agência bancária com o cadáver...

Últimas Notícias

A construtora FG Empreendimentos anunciou no dia 18 de abril uma parceria com o empresário Luciano Hang, proprietário da Havan, para construir um edifício...

Justiça mulher marido facadas SP Justiça mulher marido facadas SP

Brasil

No último sábado (20), um terrível acontecimento abalou o bairro de Valéria, em Salvador, quando Sandra Maria dos Santos Carvalho, de 58 anos, foi...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit