Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou em uma nova entrevista que não consideraria desistir de partes de seu país para pôr fim à guerra com a Rússia.
Em entrevista à CNN americana, Zelensky foi questionado sobre como ele responderia às pessoas que argumentaram pela entrega de partes do leste da Ucrânia à Rússia em troca do fim da guerra.
“Na história secular da Ucrânia. Há a história de que a Ucrânia tomou algum território ou precisa abrir mão de algum território”, disse Zelensky por meio de um tradutor. “A Ucrânia e o povo de nossos estados são absolutamente claros. Não queremos o território de ninguém e não vamos abrir mão do nosso”.
“Não podemos abrir mão de nosso território, mas devemos encontrar pelo menos algum diálogo com a Rússia se eles forem capazes e se ainda estivermos prontos. Mas as chances disso estão diminuindo a cada dia”, disse Zelensky, acrescentando que muitos ucranianos provavelmente não são a favor de negociações com a Rússia depois do que ocorreu em cidades como Bucha, Borodyanka e Mariupol.
Zelensky foi questionado sobre se ele acreditava que a Ucrânia poderia vencer no leste também.
“Para nós, a batalha pelo Donbas é muito importante. É importante por diferentes motivos, por motivos de segurança”, disse Zelensky.
“Em primeiro lugar, nosso agrupamento localizado em Donbas é um dos melhores militares que temos. É um grupo grande e a Rússia quer cercá-los e destruí-los. São cerca de 40.000 pessoas. São 44.000 militares profissionais que sobreviveram a uma grande guerra desde o início de 2014.”