Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Espera-se que milhares de pessoas apareçam nas ruas da Escócia mais tarde, quando o caixão da rainha for levado de Balmoral a Edimburgo.
Seis guardas-caça da propriedade levantarão seu caixão de carvalho em um carro funerário às 10h, com a viagem prevista para levar cerca de seis horas.
Ela descansará na Holyroodhouse de Edimburgo – a residência oficial escocesa do monarca – para permitir que os funcionários prestem seus respeitos.
O público terá sua primeira chance de ver o caixão na segunda-feira, quando ele se mudar para a Catedral de St Giles da cidade.
A jornada de hoje passa por alguns dos campos deslumbrantes que a rainha tanto amava, chegando a Aberdeen por volta das 11h20 e percorrendo os subúrbios da cidade.
Em direção ao sul, o cortejo chegará a Dundee por volta das 14h15 e seguirá em direção a Perth, antes de pegar a rodovia M90.
As maiores multidões provavelmente estarão em Edimburgo, onde a rota percorre toda a extensão da famosa Royal Mile – a principal área turística da cidade – por volta das 16h.
A rainha descansará durante a noite na sala do trono em Holyroodhouse, antes do rei e da rainha consorte se juntarem a uma procissão para a catedral na tarde de segunda-feira.
A exibição pública do caixão começa às 17h de segunda-feira, mas as pessoas foram avisadas sobre as longas esperas, e a fotografia e a gravação são estritamente proibidas.
O rei e outros membros da realeza ficarão em constante vigilância ao redor do caixão, conhecido como Vigília dos Príncipes, a partir das 19h20 de segunda-feira.
A princesa Anne voará para Londres com o corpo de sua mãe na terça-feira.
Os eventos na Escócia são os primeiros passos meticulosamente planejados para o funeral na Abadia de Westminster na segunda-feira, 19 de setembro – um dia que será feriado.