Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Aviões de guerra israelenses atacaram o norte de Gaza durante a noite de sexta-feira e sábado, atingindo mais de 150 túneis subterrâneos e bunkers do grupo terrorista Hamas. Ao mesmo tempo, tanques e outras forças israelenses avançaram para a Faixa em uma incursão limitada, mas prolongada.
מטוסי קרב תקפו הלילה כ-150 מטרות תת-קרקעיות בצפון רצועת עזה. במהלך התקיפה חוסלו מחבלים של ארגון הטרור חמאס והושמדו מנהרות לחימה, מרחבי לחימה תת-קרקעיים ותשתיות טרור תת-קרקעיות נוספות>> pic.twitter.com/cEJ5zqOA0l
— צבא ההגנה לישראל (@idfonline) October 28, 2023
O ministro da Defesa, Yoav Gallant, disse na tarde de sábado que a guerra “entrou numa nova fase”, destacando a intensificação da atividade das forças terrestres dentro de Gaza.
“O chão tremeu em Gaza”, disse ele. “Atacamos acima e abaixo do solo, atacando terroristas de todas as categorias, em todos os lugares.” A guerra continuaria “até novo aviso”, acrescentou.
Explosões de ataques aéreos contínuos iluminaram o céu da Cidade de Gaza durante horas após o anoitecer de sexta-feira. As Forças de Defesa de Israel disseram que vários terroristas do Hamas foram mortos nos ataques aéreos e em vários confrontos com tropas dentro de Gaza.
Entre os mortos estava o chefe do chamado sistema aéreo do Hamas, Issam Abu Rukbeh.
Uma declaração do serviço de inteligência IDF e Shin Bet disse que Abu Rukbeh era responsável pelo gerenciamento dos drones, veículos aéreos não tripulados, parapentes, sistemas de detecção aérea e defesas aéreas do grupo terrorista.
Os militares disseram que ele desempenhou um papel no planejamento e execução do ataque de 7 de outubro pelo Hamas, ao dirigir os terroristas que entraram no sul de Israel em parapentes, bem como nos ataques de drones aos postos de observação das FDI.
Também foi morto o comandante das forças navais do Hamas na Brigada da Cidade de Gaza, Rateb Abu Sahiban, num ataque aéreo noturno.