Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou neste domingo (06), em entrevista a CNN, que o governo finaliza as condições para o socorro financeiro às empresas aéreas afetadas pela crise econômica e que poderá ter lucro de até 100% nessa operação.
“Nós vamos comprar 10%, 15% ou até 20% de uma grande companhia aérea. E, quando ela subir, nós vamos vender essas ações e vamos ganhar 50%, 100%”, afirmou Guedes.
O ministro ainda explicou que a ajuda ao setor aéreo será feita com a emissão de debêntures conversíveis em ações. Nesse tipo de operação, o banco empresta dinheiro à companhia e recebe esses títulos de dívida. Caso o compromisso não seja pago, o banco fica sócio da empresa porque a dívida é transformada automaticamente em ações. Guedes explicou que o socorro às áreas será feito nesse modelo.
“Se você quiser ajudar uma empresa gigante, tem de ir com o instrumento adequado”, disse. Guedes lembra que o dinheiro não será 100% público nessa operação e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será o coordenador da operação que contará também com a participação privada.
Outro segmento que terá ajuda do governo será o automotivo. O ministro mencionou que as empresas pediram capital de giro e que o governo pediu garantias das matrizes nessas negociações.