Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em evento virtual da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o ministro da Economia Paulo Guedes voltou nesta quinta-feira (12) a defender a aprovação do Pacto Federativo para que o país retome a trajetória fiscal.
Guedes acredita que a nova distribuição de responsabilidades entre a União, os estados e municípios pode trazer uma sequência de anos com forte crescimento da economia brasileira.
“Só precisamos enfrentar esse desafio. Se enfrentarmos o desafio de aprovar a PEC, o Brasil que já tá programado para uma fazer forte recuperação cíclica no ano que vem, deve crescer 3%, 3,5% até 4% em 2021, isso vira sequência de bons anos de crescimento forte, se tivermos esse novo regime fiscal”, afirmou.
Na visão de Guedes, a inclusão de uma cláusula de calamidade pública no texto do pacto federativo pode preparar o Brasil para o combate a uma possível segunda onda de pandemia ou outra calamidade.
“Não ficaremos mais um, dois, três meses para conseguir aprovar o Orçamento de Guerra e disparar as ajudas”, comentou.
Ele acredita também que a proposta, em tramitação no Senado, vai devolver o controle dos orçamentos públicos à classe política do Brasil.