Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A balança comercial de setembro impressionou pelo recorde de exportação de um produto para um mercado que o havia barrado por razões sanitárias. Os dados constam no portal Comex Stat, do governo federal.
No mês, os embarques de carne bovina do Brasil para a China somaram US$ 687 milhões, apesar de Pequim ter suspendido essas compras em 4 de setembro. Esse total foi 131% maior do que o registrado no mesmo mês de 2020 e decorreu especialmente do interesse chinês em relaxar inicialmente a suspensão para não impactar seu mercado.
No resultado do comércio exterior de outubro, a ser divulgado na próxima semana, o peso da medida chinesa será percebido com clareza.
O recorde de setembro foi provocado pelo fato de a China não evitar o risco de ver reduzida a oferta da proteína animal em seu mercado.
Houve uma certa “boa vontade” de Pequim ao permitir que os produtos expedidos pelas empresas para o transporte ao porto até 3 de setembro pudessem ser embarcados. Todo o estoque nessas condições foi exportado ao longo do mês.