Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governo federal enviou o memorando inicial de entrada da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), grupo que reúne 38 países, entre os mais ricos do mundo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (06).
Ciro Nogueira (Casa Civil); Paulo Guedes (Economia); Carlos França (Relações Exteriores); e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria Geral) estiveram presentes no Palácio do Planalto para fazerem anúncio.
A entrada na OCDE era uma das promessas de Bolsonaro em 2018 e ganhou força nesta reta final do 1º governo.
Agora, o Brasil será avaliado por 26 comitês em diversas áreas, como meio ambiente, saúde e gestão fiscal.
Em discurso, Ciro Nogueira disse que o mais importante neste momento é a demonstração da direção que o governo está caminhando: “Nós queremos é o aprimoramento das políticas brasileiras, as reformas estruturantes e a construção de mais oportunidades para o nosso povo”.
“O documento tem mais de 1.100 páginas […] e foram ao todo mais de 48 instituições envolvidas e quase 1.000 técnicos do governo federal atuando para alcançarmos esse resultado”, afirmou.
Guedes afirmou, no evento, que o processo chega na hora certa em que o Brasil “decola”.
O ministro da Economia disse que o Brasil é um do que está mais crescendo, criando empregos e está no caminho de se tornar um dos mais avançados do mundo.
Carlos França afirmou que, se todo processo der certo, o Brasil vai ser o único emergente no G20, no Brics e na OCDE ao mesmo tempo:
“É muito importante porque o adensamento das relações com a OCDE, vão ajudar a que possamos lidar com nossos gargalos e ineficiência, o famoso custo Brasil. Vamos ter acesso às melhores práticas internacionais”.
Guedes disse também que essas credenciais podem ajudar o Brasil a entrar no Conselho de Segurança da ONU. “O Brasil está muito respeitado lá fora”, afirmou o ministro.
O Brasil já aderiu a 112 de 258 instrumentos da OCDE. Terá que preencher 229 para entrar no grupo.
Os grupos temáticos vão avaliar efetivamente as políticas e legislações implementadas pelo Brasil.
Esse é um processo político e diplomático e ajustes podem ser negociados.
A OCDE é conhecida por defender a democracia representativa e a economia de mercado.