Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Senai robôs
Foto: Governo do Espírito Santo/Divulgação/via Agência Brasil

Economia

Produção industrial cresce 0,1% em junho, diz IBGE

A produção industrial brasileira subiu 0,1% em junho. Essa foi a segunda taxa seguida de alta depois de ter avançado 0,3% em maio. Em relação a junho de 2022, a elevação é de 0,3%. No entanto, a indústria acumula recuo de 0,3% no ano, em movimento contrário ao dos últimos 12 meses, quando houve acréscimo de 0,1%.

Os dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Brasil (PIM Brasil), foram divulgados nesta terça-feira (1º), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para André Macedo, analista do estudo, apesar de ser uma taxa muito próxima da estabilidade, o resultado de junho indica uma manutenção no campo positivo. Mesmo assim, os dois meses consecutivos de alta não cobrem a perda de 0,6% em abril.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Ainda que o primeiro semestre de 2023 mostre saldo positivo de 0,5% quando comparado com o patamar de dezembro de 2022, o ritmo está muito aquém do que o setor precisa para recuperar as perdas do passado recente, afinal, ainda se encontra 1,4% abaixo do patamar pré-pandemia de fevereiro de 2020”, completou texto publicado pelo IBGE.

A pesquisa mostrou, ainda, que, ao apresentar queda de 0,3% no primeiro semestre do ano, a produção industrial nacional manteve a taxa negativa, embora tenha diminuído o ritmo de perda na comparação com o fechamento dos quatro primeiros meses de 2023. Nesse período, tinha recuado 1%.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para o IBGE, esse comportamento não foi visto em todas as grandes categorias econômicas. “Entre esses dois períodos, o item bens intermediários, que também tem maior peso, foi o único que mostrou ganho de dinamismo, ainda que, no campo negativo, a categoria saiu de uma queda de 2,1% no primeiro quadrimestre para encerrar o semestre com recuo de 0,5%”, acrescentou o IBGE.

Na visão do analista da pesquisa, há uma relação muito clara com o setor extrativo, que, com expansão de 5,8% nos primeiros seis meses do ano, exerce uma liderança em termos de crescimento. Os destaques foram o minério de ferro e o petróleo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além dessa categoria, a pesquisa ressaltou a importância dos resultados dos setores de alimentos, em especial, os produtos de açúcar e os itens derivados da soja e do petróleo. “As demais categorias econômicas não fizeram esse movimento de melhora de ritmo durante o semestre, mesmo os segmentos que fecharam com taxas positivas”, observou.

Setor extrativista

O resultado de junho indicou que somente uma das quatro grandes categorias econômicas e sete dos 25 ramos industriais pesquisados tiveram avanço na produção. De acordo com o levantamento, as indústrias extrativas foram a maior influência positiva entre os grupos de atividades.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A alta em junho ficou em 2,9%, enquanto em maio tinha sido de 1,4%. Macedo informou que o setor é um dos poucos que estão acima do patamar pré-pandemia, com 7% de alta, ante o resultado de fevereiro de 2020. “São cinco taxas positivas em seis meses, influenciadas pelo avanço na extração de petróleo e minérios de ferro”, concluiu.

As outras contribuições para o resultado de junho de 2023 partiram dos setores de confecção de artigos do vestuário e acessórios (4,9%), produtos de borracha e de material plástico (1,2%) e produtos de metal (1,2%).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em movimento oposto, entre as 16 atividades que recuaram, figuram coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-3,6%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,0%) e máquinas e equipamentos (-4,5%), que exerceram os principais impactos no resultado do mês.

A produção industrial em duas das quatro grandes categorias econômicas, oito dos 25 ramos, 34 dos 80 grupos e 41,7% dos 789 produtos pesquisados avançou 0,3% em junho de 2023 se comparado ao mesmo mês de 2022. O IBGE chamou atenção para o “efeito-calendário” não ter aparecido nesta comparação, porque junho de 2023 teve 21 dias úteis, o que também ocorreu em junho de 2022.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Também nesta comparação entre os dois períodos, as indústrias extrativas se destacaram e tiveram alta de 11%. Contribuíram ainda para o resultado os setores de produtos alimentícios (4,9%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,3%), impressão e reprodução de gravações (23,7%) e outros equipamentos de transporte (10,1%).

Retração

Segundo o IBGE, entre as 17 atividades que tiveram retração, figuram os resultados das atividades de produtos químicos (-9,4%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-6,2%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-13,0%), máquinas e equipamentos (-7,3%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-12,6%). Essas foram as maiores influências para o resultado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em comparação semelhante com os meses de junho, a maior alta entre as grandes categorias econômicas foi notada em bens intermediários. Avanço de 1,8%. “O segmento de bens de consumo semi e não duráveis (0,1%) também teve resultado positivo no mês, embora menos intenso do que a média da indústria (0,3%). Por outro lado, houve quedas em bens de consumo duráveis (-3,9%) e bens de capital (-10,3%)”, acentuou o IBGE.

Pesquisa

O instituo acrescentou que – desde a década de 1970 – a pesquisa PIM Brasil produz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação. Em março de 2023 começou a divulgação da nova série de índices mensais da produção industrial, após reformulação para atualizar a amostra de atividades, produtos e informantes, entre outras funções.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 O IBGE explicou que as alterações metodológicas são necessárias e buscam incorporar as mudanças econômicas da sociedade. A próxima divulgação do levantamento será no dia 5 de setembro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

anatel

Ciência e Tecnologia

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que já notificou todas as mais de 20 mil operadoras de internet...

Entretenimento

Na madrugada deste sábado (31), um evento de rodeio em Marília, no interior de São Paulo, terminou em morte quando um homem foi baleado...

Lira Lira

Política

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou a recente decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que...

Bolsonaro Bolsonaro

Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a suspensão da rede...

x x

Ciência e Tecnologia

Neste sábado (31), o Brasil iniciou o bloqueio da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, tornando-a amplamente inacessível através da internet e aplicativos...

Brasil

Um  engavetamento envolvendo duas carretas e um carro resultou na morte de seis pessoas na noite de sexta-feira (30) na BR-116, km 99, no...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

São Paulo

Neste sábado (31), moradores de vários bairros da cidade de São Paulo enfrentam uma queda de energia elétrica que deixa ruas e avenidas importantes...

Aeroporto de Guarulhos Aeroporto de Guarulhos

São Paulo

O Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos, interrompeu temporariamente suas operações de pouso e decolagem na manhã deste sábado (31) devido a...

Brasil

Um  incêndio em uma casa de madeira em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, resultou na morte de um bebê de um...

Brasil

Na tarde de sexta-feira (30/8), um grupo de cinco adolescentes denunciou ataques racistas enquanto estavam no McDonald’s do Leblon, na Zona Sul do Rio...

Brasil

Morreu neste sábado (31), aos 74 anos, a coreógrafa Carlota Portella, uma das maiores referências da dança no país. A notícia foi confirmada pela...

Tiroteio em Bar Tiroteio em Bar

Brasil

Na madrugada deste sábado (31), um violento tiroteio em um bar localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro resultou em um morto e...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit