Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O mercado financeiro revisou suas projeções para a inflação do Brasil em 2024 e 2025, apostando em um cenário mais positivo. As informações constam no Boletim Focus, divulgado nesta terça-feira (26) pelo Banco Central (BC).
O levantamento do BC ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia brasileira.
As estimativas para ambos os anos foram reduzidas, enquanto a perspectiva para o crescimento da economia neste ano foi elevada.
A projeção da inflação para 2024 caiu de 3,79% para 3,75%. Para 2025, a estimativa recuou de 3,52% para 3,51%. Ambas as projeções estão abaixo do teto da meta definida pelo BC, que é de 4,5%.
Isso significa que, mesmo com a alta dos preços, o poder de compra das pessoas deve ser menos impactado do que se imaginava anteriormente.
O mercado financeiro agora projeta um crescimento de 0,93% para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2024, acima da estimativa anterior de 0,77%. Isso indica que a economia brasileira deve crescer mais do que o previsto neste ano, impulsionada por diversos setores, como a indústria e o agronegócio.