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O comércio varejista registrou um aumento de 1% no volume de vendas em fevereiro deste ano em comparação com o mês anterior, marcando o segundo mês consecutivo de crescimento, após uma alta de 2,8% em janeiro.
Este desempenho levou o varejo a atingir o seu maior nível desde o início da série histórica em janeiro de 2000, ultrapassando o recorde anterior de outubro de 2020.
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (11), o varejo cresceu 8,2% em relação a fevereiro de 2023, acumulando um aumento de 6,1% no ano e de 2,3% nos últimos 12 meses.
Comparando com janeiro deste ano, seis das oito atividades do varejo apresentaram crescimento: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (9,9%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,8%), livros, jornais, revistas e papelaria (3,2%), móveis e eletrodomésticos (1,2%), equipamentos e material para escritório informática e comunicação (0,5%) e tecidos, vestuário e calçados (0,3%).
Além disso, a receita nominal também aumentou: 1,2% em relação a janeiro deste ano, 10,9% em comparação com fevereiro do ano passado, 8,2% no acumulado do ano e 3,6% nos últimos 12 meses.
O varejo ampliado, que inclui materiais de construção e a venda de veículos e peças, cresceu 1,2% de janeiro para fevereiro. O setor de veículos, motos, partes e peças aumentou 3,9% no período, enquanto os materiais de construção tiveram uma ligeira queda de 0,2%.
Em comparação com fevereiro do ano passado, o varejo ampliado cresceu 9,7%. Também houve aumento no acumulado do ano (8,2%) e nos últimos 12 meses (3,6%). A receita nominal avançou 1,6% em relação a janeiro, 11,9% em comparação com fevereiro de 2023, 10,1% no acumulado do ano e 5,7% nos últimos 12 meses.